Acordo comercial entre UE e Japão é aprovado por Parlamento Europeu

Além eliminar tarifas, acordo ampliará cooperação em energia, educação, pesquisa, entre outros.
Bandeiras de Japao e Unia Europeia Foto Stockvault 18012017 02 min
©Stockvault

Atualizado em 16/12/2018

O Parlamento Europeu aprovou o acordo comercial entre a União Europeia e o Japão, o que eliminará a maioria de tarifas dos bens exportados ao país asiático. De acordo com a agência EFE, o pacto recebeu 474 votos a favor, 152 contra e 40 abstenções.

Trata-se do maior “acordo bilateral comercial” já negociado pela UE, segundo explicou a Eurocâmara em comunicado, uma vez que cria uma zona de livre-comércio com 600 milhões de pessoas e que abrange um terço do PIB global e 40% do comércio mundial.

Firmado na quarta-feira, o acordo permitirá que as empresas europeias economizem 1 bilhão de euros ao ano em direitos de alfândega.

A UE ainda verá protegidos setores sensíveis como o arroz, enquanto outros produtos, como o vinho, o queijo, a carne de porco e de vaca, as massas, o chocolate e os biscoitos poderão ser exportado ao Japão sem tarifas “imediatamente ou após um período de transição”.

Além disso, será exportado um total de 205 produtos com indicações geográficas protegidas, a maior parte por pequenas e médias empresas, que representam 78% dos exportadores europeus ao Estado japonês.

Os eurodeputados pediram à Comissão Europeia que crie “pontos de contato” para facilitar o trabalho exportador destas pequenas empresas e “possam beneficiar-se rapidamente do acordo”.

Por sua parte, o Japão aceitou abrir seu mercado de licitações públicas nas suas principais cidades à concorrência europeia, enquanto também serão liberalizados o transporte marítimo internacional, os serviços postais e o comércio eletrônico.

Em paralelo, a Eurocâmara também respaldou hoje o acordo de associação estratégica UE-Japão com 535 votos a favor, 84 contra e 45 abstenções.

Esse acordo ampliará a cooperação em energia, educação, pesquisa e desenvolvimento, a luta contra a mudança climática e o terrorismo.

Em seguida, o Conselho da UE dará sua aprovação definitiva ao acordo comercial no próximo 21 de dezembro para que possa entrar em vigor em 1º de fevereiro. O Japão já ratificou o tratado por sua parte.

Será necessário, no entanto, que todos os Estados-membros aprovem nos seus parlamentos o acordo de associação para que possa ser aplicado.

Com Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeira do Japao e cedula de iene Foto Stockvault min

Japão registra superavit em conta corrente pelo 52º mês seguido

Next Article
Universidade Nihon Foto Aflo Images

Universidade do Japão admite fraude para beneficiar filhos de ex-alunos

Related Posts