Japão corre grande risco de perda de empregos, aponta pesquisa

Empresas do setor de serviços serão a mais afetadas pelo desemprego no país em ao crescente prejuízo da crise do coronavírus.
Trabalhadores japoneses Foto Akio Kon 02 03 2018 02 min
©Akio Kon

O Japão pode ver as novas contratações desacelerar e as perdas de empregos aumentar, particularmente entre empresas do setor de serviços que estão lutando para lidar com o crescente prejuízo causado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), de acordo com a análise de dados de uma pesquisa realizada por um instituto privado.

O Instituto de Pesquisa da Vida Dai-ichi conduziu uma análise sobre a pesquisa de confiança do governo de março, envolvendo taxistas e funcionários de hotéis e restaurantes – conhecidos como “vigilantes da economia”.

A análise, usando uma técnica conhecida como “mineração de texto”, mostrou que a palavra “trabalho” era frequentemente usada em combinação com a palavra “ajuste”.

A combinação dos termos “atividade de contratação” e “estagnação” também apareceu muitas vezes na pesquisa.

Ambas as combinações não apareceram na pesquisa do governo de fevereiro, um sinal de que o coronavírus pode estar forçando um número crescente de varejistas a considerar cortes de empregos, disse o instituto Dai-ichi em relatório.

Palavras como “subsídios” e “consultoria para ajuda (do governo)” também foram usadas em conjunto com o termo “empregos” com a mesma frequência que em 2008, quando o colapso do Lehman Brothers desencadeou uma crise financeira global, informou o instituto.

“A pandemia pode prejudicar a indústria. Mas, para esta crise, há uma grande chance de os não-manufatureiros poderem liderar o ciclo em que o agravamento do sentimento empresarial leva a menos empregos”, disse Takuya Hoshino, economista do Instituto de Pesquisa de Vida Dai-ichi.

O sistema usado para examinar a pesquisa, mineração de texto, é um tipo de análise de dados que utiliza a tecnologia de computador para processar grandes quantidades de informações de texto para extrair tendências ou identificar padrões de comportamento na atividade econômica.

Com Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Toyota Harrier 2021 Foto 01 900px compressed

Nova geração do Toyota Harrier chega ao Japão em junho

Next Article
Misseis da Coreia do Norte lancados de plataformas moveis Foto KCNA

Coreia do Norte lança mísseis em direção ao Mar do Japão

Related Posts