Seul promete retirar polêmica estátua de frente da embaixada do Japão

A estátua foi colocada por ativistas e simboliza as chamadas “mulheres de confortos” sul-coreanas.
Estatua que simboliza mulheres de conforto em frente embaixada japonesa em Seul Foto Chung Sung Jun 900x600 min
Estátua que simboliza mulheres de conforto foi colocada por ativistas em frente à Embaixada do Japão em Seul (Foto: Chung Sung Jun)

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, reiterou, na sexta-feira (12), o pedido de seu governo para que seja retirada a estátua de uma menina simbolizando as chamadas “mulheres de confortos”, que ativistas colocaram em frente à Embaixada do Japão em Seul e se recusam retirá-la.

Kishida e seu contraparte sul-coreano, Yun Byung-se, alcançaram um acordo amplo por telefone na sexta-feira, no qual reiterou a posição do Japão em apoiar financeiramente as mulheres conforto, um eufemismo utilizado para se referir às mulheres submetidas à escravidão sexual pelo exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial, um assunto que abalou as relações entre os dois países durante décadas.

Os dois chanceleres discutiram os detalhes de uma fundação estabelecida pelo governo sul-coreano, no fim de julho, destinada a ajudar às vítimas sul-coreanas ainda vivas.

O Japão prometeu doar 1 bilhão de ienes, aproximadamente US$ 9,8 milhões, para a fundação. Os recursos devem ser gastos em tratamentos médicos e assistenciais para as mulheres que estão envelhecendo.

Kishida disse a repórteres que, com o desembolso dos fundos, o Japão terá cumprido suas obrigações estabelecidas em um acordo bilateral firmado em dezembro passado.

Pelo acordo, a Coreia do Sul prometeu resolver a questão da polêmica estátua de uma menina simbolizando as vítimas sul-coreanas, colocada por ativistas na frente da embaixada japonesa na capital sul-coreana. Tóquio deseja que a estátua seja removida e Yun Byung-se afirmou que Seul cumprirá com a promessa de removê-la do local.

Fontes: Agência Kyodo | NHK News Japan.

Total
0
Shares
Previous Article
Tomomi Inada na base aerea de Komatsu Ishikawa Foto Kyodo

Nova ministra japonesa da Defesa faz 1ª viagem oficial ao exterior

Next Article
Love Live Sunshine Foto Divulgacao

Os 20 singles e álbuns mais vendidos no Japão na 1ª semana de Agosto

Related Posts