Terremoto atinge a região leste do Japão; terceiro em 7 dias

O abalo foi sentindo em todas as províncias de Kanto (leste). É o terceiro tremor acima de 4 graus que atinge a região em uma semana.
Terremoto atinge leste do Japao em 13 09 2016 Foto Reproducao JMA
O mapa mostra o epicentro do tremor e as áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu nesta terça-feira (13) a região de Kanto, leste do Japão, o que foi sentindo em uma ampla área, inclusive em Tóquio, no que se configura no terceiro terremoto de intensidade a partir de 4 graus que atinge a região em apenas uma semana, de acordo a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

Segundo a JMA, o terremoto ocorreu às 19h12 locais desta terça-feira (07h12 em Brasília), com epicentro registrado no sul de Saitama, a uma profundidade de 80 quilômetros.

A agência informou que não houve risco de tsunami, mas alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região, principalmente porque este é o terceiro terremoto com magnitude superior a 4 graus que ocorre na região no período de apenas sete dias.

O abalo foi sentindo em todas as províncias da região (Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Tóquio e Kanagawa), atingindo intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor.

No dia 7 deste mês, um terremoto de 4,9 na escala Richter atingiu o sul de Ibaraki. Dois dias depois, outro tremor foi registrado no litoral da mesma província, atingindo magnitude 5,2 na escala Richter.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share