Notícias

Confiança das grandes empresas no Japão atinge o pior nível desde 2013

Foto: Kyodo

A leitura é a mais fraca já registrada no Japão desde março de 2013 e marcou o quarto trimestre consecutivo de deterioração.

O índice de confiança entre as principais companhias do setor manufatureiro do Japão caiu para o menor nível em quase sete anos no trimestre até dezembro, segundo pesquisa trimestral do Banco do Japão (BoJ, pela sigla em inglês) conhecida como Tankan, refletindo preocupações com tensões comerciais e o recente aumento do imposto de vendas local.

O principal índice que mede o sentimento do setor ficou em zero no período de outubro a dezembro, ante 5 na pesquisa anterior, divulgada no fim de setembro.

O índice representa a porcentagem de companhias que consideram as condições favoráveis, menos aquelas que veem as condições para negócios como desfavoráveis.

A leitura é a mais fraca desde março de 2013, marcou o quarto trimestre consecutivo de deterioração e ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo fornecedor de dados Quick, que previam queda do índice a 2.

O que é Tankan

Tankan é a abreviação para kigyo tanki keizai kansoku chosa, que literalmente quer dizer “Observação da Economia de Curto Prazo”. A sigla é o título de uma pesquisa trimestral de confiança dos negócios reportado pelo Banco do Japão e que mostra o nível atual da economia japonesa.

MN – Mundo-Nipo.com
Com Estadão Internacional.