Terremoto de magnitude 6,7 sacode norte do Japão

O forte terremoto teve epicentro na costa de Hokkaido, sendo sentido em várias cidades da ilha e em muitas outras no nordeste.
Terremoto em Hokkaido 14 01 2016 Imagem Reproducao JMA

Um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter atingiu nesta quinta-feira (14) a costa da ilha de Hokkaido, no norte do Japão, no que refletiu em várias cidades da ilha e em muitas outras na região nordeste do arquipélago japonês, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 12h25 locais de quinta-feira (01h25 no horário de Brasília), com epicentro registrado na costa de Urakawa, no sul de Hokkaido, a uma profundidade de 50 quilômetros. A JMA afirmou que, apesar de forte, o terremoto não causou risco de tsunami.

O abalo sísmico foi sentindo mais intensamente na cidade portuária de Hakodate, em Oshima, atingindo intensidade de “5 -“ graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Outras províncias na região nordeste do país também sentiram o forte tremor. A mais afetada foi a província de Aomori (nordeste), onde várias cidades sofreram tremores, principalmente  em Higashidori, que atingiu “5 -“ graus na escala japonesa. Muitas cidades na província de Iwate também sentiram o abalo e a mais afetada foi Morioka, que registrou intensidade de 4 graus, de acordo com o boletim da JMA.

Em Hokkaido, algumas linhas de trem tiveram seus serviços suspendidos temporariamente. Segundo a agência Kyodo, a Hokkaido Electric Power Company, operadora da central atômica de Tomari, emitiu nota afirmando que o abalo não afetou as instalações.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos pessoais, nem prejuízos materiais causados pelo terremoto. A JMA, no entanto, alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) no norte e nordeste do país.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Confira no site da JMA a lista das cidades afetadas pelo tremor.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto Aflo Images 900x550 13 01 2016

Dólar tem 2ª queda seguida, mas se mantém acima de R$ 4

Next Article
Hakuho vence Aoiyama no 5 dia do torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo 900x550 01

Kaisei sofre 3ª derrota e Hakuho segue invicto no torneio de sumô em Tóquio

Related Posts