Japão doa U$ 77,4 mil ao Estado de Roraima

Crescente fluxo da migração venezuelana em Roraima foi um dos motivos para a doação do generoso recurso, que equivale a R$ 300 mil.
Japao doa 77 milhoes de dolares a Roraima Foto Distribuicao Secom
Contrato de doação foi assinado pelo embaixador japonês e o governador de Roraima | Foto: Distribuição/Secom

Atualizado em 15/03/2019

O Governo do Japão doou U$ 77.410, o equivalente a R$ 297.218, ao Governo de Roraima, no norte do Brasil, para a aquisição de equipamentos médicos para o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, na capital Boa Vista. Um dos principais motivos para a doação é a crescente utilização dos serviços de saúde local por conta do intenso fluxo da migração venezuelana no estado.

O documento, no qual o governo japonês se comprometeu a doar o generoso montante, foi assinado na quarta-feira (13) pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e pelo governador Antonio Denarium (PSL). O termo também contou com as assinaturas do cônsul-Geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, e do secretário de Saúde de Roraima, Ailton Wanderley.

A solenidade ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo de Roraima, e reuniu outras autoridades.

A cônsul Hitomi Sekiguchi disse que um dos motivos para a doação do recurso foi a intensa entrada de venezuelanos em Roraima, tendo em vista a utilização da grande demanda por serviços de saúde do estado.

“Atualmente, devido à grave crise na Venezuela, a maternidade Nossa Senhora de Nazareth está atendendo também as venezuelanas. O governo do Japão está bastante sensibilizado com a situação da Venezuela e é igualmente solidário com o estado de Roraima que está passando por essa crise”.

De acordo o embaixador, o Japão reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela e disse que o país tem dado apoio ao povo venezuelano. Líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro, Guaidó se autoproclamou presidente do país e foi reconhecido por mais de 50 países.

“Estamos fazendo a cooperação com países vizinhos como o Brasil e a Colômbia para para ajudar o refugiados e também os estado que sofrem com o fluxo da imigração venezuelana”, comentou.

O embaixador fará ainda nesta quinta-feira (14) uma visita a Pacaraima, município ao Norte de Roraima que faz fronteira com a Venezuela, fechada há 20 dias, para ver como está a situação de venezuelanos que vivem na cidade. “Quero ver como os meus próprios olhos”, disse.

O recurso financiado pelo programa de assistência aos projetos comunitários de segurança humana do governo japonês será utilizado para aquisição de diversos equipamentos que serão utilizados na Unidade de Terapia Intensiva neonatal da maternidade, garantiu o secretário de Saúde de Roraima, Ailton Wanderley.

Wanderley afirmou ainda que nesta quinta (14) a Sesau deve fazer a licitação para a compra dos materiais. A previsão é que eles sejam adquiridos e instalados ainda no primeiro semestre de 2019.

Segundo o governo, o dinheiro será usado na compra de 30 reanimadores, 20 laringoscópios, 30 bombas de seringa e 20 bombas de infusão.

Assistência japonesa
O Governo Japonês por meio da “Assistência a Projetos Comunitários e Segurança Humana (APC)” oferece um programa de assistência econômica para projetos de desenvolvimento concebidos para atender às diversas necessidades dos países em desenvolvimento. Este programa oferece apoio a projetos propostos por vários organismos, tais como organizações não- governamentais (ONGs) e autoridades locais.

Com informações do G1 RR.

ATENÇÃO
O título da matéria foi corrigido nesta sexta-feira (15), de Japão doa U$ 77,4 milhões ao Estado de Roraima para Japão doa U$ 77,4 mil ao Estado de Roraima.

Lamentamos profundamente o ERRO e pedimos nossas sinceras desculpas.

Atenciosamente,
Central de redação do MN (mundo-nipo.com)

Total
0
Shares
Previous Article
Boeing 737 Max Foto WSJ

Japão proíbe voos do Boeing 737 Max após acidente na Etiópia

Next Article
Simulacao de ataque de drones com IA aos EUA Foto CETC

Japão quer regras globais para controle de Laws, ‘robôs assassinos’ com IA

Related Posts