Terremoto de magnitude 6,4 atinge o sul do Japão e provoca desmoronamentos

Várias edificações desmoronaram em Kumamoto, onde a polícia diz que há várias pessoas presas em escombros.
Terremoto de 6.4 graus atinge sul do Japao em 14 04 2016 Foto Reproducao JMA

Um forte terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter atingiu nesta na noite desta quinta-feira (horário local) a região de Kyushu (sul do Japão), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que, apesar de muito potente, não houve risco de tsunami, enquanto o governo central afirma que o tremor provocou desmoronamentos de algumas edificações.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 21h26 locais desta quinta-feira (09h26 pelo horário de Brasília), com epicentro registrado no centro da província de Kumamoto, a uma profundidade de apenas 10 quilômetros.

O tremor foi sentindo mais intensamente na capital de Kumamoto, atingindo intensidade máxima de 7 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Outras áreas também sentiram o forte tremor, que atingiu grau -5 (intensidade moderada pela escala japonesa) na cidade de Miyazaki, capital da província homônima, e 4 graus em várias cidades nas províncias de Yamaguchi, Fukuoka, Nagasaki, Saga, Oita e Kagoshima, além das províncias de Miyazaki e Kumamoto, que foram as mais atingidas.

O porta-voz e chefe do Gabinete japonês, Yoshihide Suga, disse em coletiva que vários prédios desmoronaram, sem dar mais detalhes, enquanto o primeiro-ministro, Shinzo Abe afirmou que o governo ainda está coletando informações sobre os eventuais estragos. “Temos a intenção de fazer o máximo para compreender a situação”, disse Abe, de acordo com a agência de noticias ‘Kyodo’.

A emissora pública ‘NHK’ noticiou ainda a pouco que a polícia de Kumamoto informou que houve vários relatos sobre pessoas presas sob escombros de casas destruídas, enquanto o prefeito da cidade disse em coletiva que foi informado de que há relatos de incêndio em alguns pontos da cidade. Até o momento, autoridades locais não reportaram sobre vítimas potencialmente feridas.

A JMA afirmou que o potente terremoto não provocou risco de tsunami, mas alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) em amplas áreas da região de sul.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

 

Total
0
Shares
Previous Article
Macaco foge de zoo no japao Foto Reproducao ANN News

Chimpanzé foge de zoo no Japão e ataca equipe de resgate

Next Article
Cidade de Mashiki foi a mais atingida pelo terremoro em Kukamoto Foto Kyodo

Sul do Japão é atingindo por novo terremoto de magnitude 6,4

Related Posts