Notícias

Forte tempestade Krosa chega ao oeste do Japão nesta quinta-feira

Fenômeno Krosa sobre o Japão | Foto: JMA / Satélite Himawari

Companhias preveem cancelamento de mais de 220 voos e suspensão dos serviços de trens. É previsto recorde de 1.200 mm de chuvas e fortes vendavais.

A potente tempestade tropical Krosa deverá chegar à região oeste do Japão nessa quinta-feira (15), levando chuvas torrenciais, ventos e mar agitado, de acordo com boletim divulgado hoje pela Agência de Meteorologia do Japão (JMA, na sigla em inglês).

A JMA informa que a tempestade se desloca para o norte, com ventos sustentados em 108 quilômetros por hora (km/h) e com rajadas de 144 (km/h).

A agência estima que a precipitação pluviométrica no período de 24 horas até o meio-dia de quinta-feira chegue a 900 milímetros em Shikoku; 600 milímetros em Tokai; e 500 milímetros em Kinki e no norte e no sul de Kyushu.

O volume total de chuvas poderá exceder o recorde de 1.200 milímetros, provocando ainda fortes vendavais em algumas áreas no oeste do país, que é banhada pelo Oceano Pacífico.

Imagem capturada pelo satélite japonês Himawari-8 mostra a localização do fenômeno Krosa às 6h30 locais de hoje | Foto: JMA / Edição MN

Imagens exibidas pelas emissoras de TV no Japão mostraram que o mar está bastante agitado desde a quarta-feira.

A expectativa é de que haja ondas com 10 metros de altura ao longo das áreas costeiras de Shikoku e de 9 metros ao longo dos litorais norte e sul de Kyushu, Kinki e Tokai.

Cancelamento de voos

Companhias aéreas estimam a suspensão de 222 voos domésticos nesta quarta e quinta-feira, devido à aproximação da tempestade. A maioria dos voos suspensos será com partida e chegada em Kyushu. Por volta das 10h30 da manhã, horário local no Japão, a Japan Airlines havia cancelado 62 voos.

Mais voos podem ser cancelados e as empresas recomendam que os passageiros verifiquem o site da companhia.

Serviços Shinkansen

A empresa ferroviária JR Oeste informou que vai suspender os serviços na maior parte dos trechos de sua linha de trem-bala Shinkansen, no oeste do Japão, o dia todo, na quinta-feira.

Segundo a companhia, os serviços do Sanyo Shinkansen, entre as estações de Shin-Osaka, na província de Osaka, e Kokura, em Fukuoka, serão suspensos o dia todo.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência Brasil Internacional | NHK News | JMA.