Suga é eleito líder de partido e fica mais perto de ser novo premiê do Japão

Suga é o atual chefe de gabinete e homem de confiança de Shinzo Abe. Ele alcançou a presidência do PLD com 377 votos.
Yoshihide Suga e ovacionado por partidarios do PLD Foto Reproducao Kyodo
©Kyodo

O secretário-chefe de gabinete do governo japonês, Yoshihide Suga, foi eleito líder do Partido Liberal Democrata (PLD), partido do atual premiê japonês, Shinzo Abe. A vitória deixa Suga mais perto de se tornar o novo primeiro-ministro do Japão na votação do Parlamento que será realizada nesta semana.

Suga, de 71 anos, tem sido o braço direito de Abe no governo que começou em 2012. Ele passará a liderar o PLD até setembro de 2021, completando o mandato de Abe, que anunciou, no final de agosto, sua saída do cargo por motivos de saúde.

Nesta segunda-feira (14), Suga obteve 377 dos 535 votos, que incluem os dos 394 parlamentares do partido e 141 das secções locais desse grupo político nas 47 prefeituras do país.

Em segundo lugar ficou o ex-chanceler Fumio Kishiba, com 89 votos. O ex-ministro da Defesa Shigeru Ishiba teve 68 votos e ficou em terceiro.

Suga é um fiel apoiador de Abe desde a primeira vez em que ele assumiu brevemente a função de primeiro-ministro em 2006. O conselheiro também apoiou o seu retorno ao posto de premiê em 2012, encerrando o período em que a centro-esquerda comandou o Executivo japonês.

O Parlamento japonês realizará uma sessão extraordinária na quarta-feira (16) para nomear o novo primeiro-ministro. A Casa deve ratificar a indicação de Suga, porque o PLD tem maioria nas duas câmaras legislativas.

Continuidade ao trabalho de Abe

Em mensagem aos dirigentes políticos que o elegeram, Suga lembrou que Shinzo Abe sofre de uma doença inflamatória intestinal incurável e teve que renunciar por motivos de saúde. Suga afirmou também que é preciso continuar com seu trabalho.

“Um vácuo político não pode ser tolerado em meio à expansão da pandemia do coronavírus e da crise nacional. Devemos herdar e seguir em frente com os esforços do primeiro-ministro Abe”, disse Suga.

O novo líder do PLD sinalizou que o atual ministro das Finanças, Taro Aso, seguirá no cargo, de acordo com a mídia japonesa.

Suga declarou ainda que a recuperação da economia será uma prioridade absoluta, assim como a contenção do coronavírus, essencial para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que seria em 2020 e foram adiados para o próximo ano em razão da pandemia.

Shinzo Abe da flores a Yoshihide Suga em celebracao pela vitoria Foto Reproducao Kyodo
Abe (E) parabeniza Suga (D) com um buquê de flores | Foto: Reprodução/Kyodo

Com um buquê de flores, Shinzo Abe parabenizou Suga pela eleição e lembrou os tempos em que trabalharam juntos dentro do governo.

“Estou orgulhoso de ter lutado com todos vocês por sete anos e oito meses. Nossa luta continua”, afirmou Abe.

Fontes: Portal G1 | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Macarrao Foto jinrikiudon co jp IN TIME TOUR

Emprego no Japão: Vagas para casais em Kagoshima

Next Article
Foguete japones H 3 Foto Distribuicao Jaxa 900x550

Japão adia lançamento do novo super foguete H3

Related Posts