Japão mantém 3º lugar e Brasil sobe para 4º no ranking de vendas globais de automóveis

O Japão manteve a terceira posição mesmo registrando queda de 3,2% no acumulado do ano.

Do Mundo-Nipo

O ranking de países que mais vendem automóveis se manteve inalterado nas três primeiras posições no mês de outubro e no acumulado do ano – de janeiro a outubro, com a China mantendo a liderança seguida pelos Estados Unidos e Japão, enquanto o Brasil subiu para quarto lugar. É o que mostra os dados que são mensalmente levantados pela consultora Jato Dynamics.

 

Vendas Globais de automóveis em outubro (Imagem: Reprodução/Jato Dynamics)
Vendas Globais de automóveis em outubro (Imagem: Reprodução/Jato Dynamics)

 

No mês, os chineses cresceram ainda mais do que em setembro – quando recuperaram a liderança. O gigante asiático vendeu 23,6% a mais de automóveis em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado, o país também registrou alta (18,6%) se comparado ao mesmo período de 2012. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

Os Estados Unidos se manteve na segunda posição, obtendo alta tanto no ranking mensal (11,8%) quanto no acumulado (8,5%). Já o japão avançou bem mais que os EUA, obtendo um expressivo aumento de 17,2% no mês. E mesmo registrando queda de 3,2% no acumulado do ano – de janeiro a outubro -, se manteve na terceira posição.

A partir da quarta posição pode-se dizer que houve uma “dança das cadeiras”, se comparado aos dados de setembro. O Brasil subiu para a quarta posição com 313.485 unidades de carros e comerciais leves vendidos em outubro, mesmo com queda de 4,1%, nas vendas do mês. O país também é o quarto país que mais vendeu carros no mundo em 2013. Mesmo assim, também registrou baixa de 1,4% nos dez primeiros meses, se comparado ao mesmo período do ano passado.

A Alemanha aparece em quinto lugar com aumento de 2,2% nas vendas do mês, mas obteve queda de 5,2% no acumulado do ano. Já a Grã Bretanha, 4º lugar em setembro, caiu para a nona colocação em outubro. Mesmo assim, em relação ao ano anterior, registrou alta mensal (6,4%) e no acumulado (10,3%). Já a França, 9º colocado em setembro, subiu uma posição em outubro e registrou aumento nas vendas do mês (2,8%), mas considerável retração no acumulado (7,1%). Na décima posição, tanto no mensal quanto no acumulado está o Canadá. O país obteve alta de vendas nos dois rankings: 7,2% no mensal e 3,9% no acumulado.
Ranking de vendas entre as montadoras

O desempenho das marcas apresenta muita regularidade. As primeiras oito posições correspondem à mesma ordem nas tabelas mensal e do acumulado. Apenas a Fiat e a Renault se revezam nas nona e décima colocações. A fabricante italiana é a 9ª colocada no acumulado, mas em outubro ficou na 10ª posição.

Líder absoluta nas duas tabelas, a Toyota obteve alta de 10,38% no mês de outubro. A marca japonesa ainda registra 5.260.931 veículos vendidos mundialmente no acumulado de janeiro a outubro de 2013. Em segundo lugar, a Volkswagen obteve alta de 2,85% no mês e vendeu apenas 10 mil veículos a menos que a líder. No entanto, no acumulado, a alemã. com 4.911.080 veículos vendidos, ainda está muito atrás.

A Ford apresentou um crescimento expressivo de 17,04% neste mês de referência e 11,74% no acumulado. Há de se destacar também as marcas japonesas Nissan e Honda que aumentaram suas vendas em 20,53% e 25,21% em outubro se comparado ao mesmo mês do ano passado.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Wii U precisa vender pelo menos 2 milhões de unidades mensais para garantir meta anual

Next Article

Japão insta cidades de Fukushima a hospedar resíduos radioativos

Related Posts