Japão volta a ser atingido por forte terremoto

O terremoto atingiu magnitude 7,1, mais potente que o registrado na quinta-feira. O epicentro também ocorreu em Kumamoto.
Cidade de Mashiki em Kukamoto terremoto Foto Kyodo 900x600 15 04 2016
A cidade de Mashiki foi a mais afetadas pelos terremotos na província de Kumamoto (Foto: Kyodo)

Depois de ser atingido por dois fortes abalos sísmicos de magnitude 6,4 em menos de 24 horas, o sul do Japão voltou a registrar outro tremor, dessa vez um mais potente, de magnitude 7,1, que atingiu a mesma região japonesa nas primeiras horas deste sábado (data local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, n sigla em inglês). Inicialmente, um alerta de tsunami foi emitido paras os mares de Ariake e Yatsushiro, o que foi retirado pouco tempo depois.

Segundo a JMA, este último tremor foi registrado às 01h25 de sábado (13h25 desta sexta-feira em Brasília), com epicentro também no centro da província de Kumamoto e com a mesma profundidade, de apenas 10 quilômetros. O tremor atingiu intensidade máxima de 6+ graus (forte) na escala japonesa, que vai até sete.

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a região sul do Japão em 14/04/2016 (Imagem: Reprodução/JMA)
desmoronamentos O mapa mostra onde ocorreu o epicentro e os respectivos graus das áreas atingidas (Foto: Reprodução/JMA)

Na noite de quinta-feira (14), hora local, um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a mesma região. Logo depois, na madrugada de sexta-feira (data local), a região foi atingida por outro terremoto com a mesma magnitude. Desde então, a JMA registrou mais de 130 tremores secundários na região, com alguns, inclusive, de elevada intensidade.

Após o terremoto de quinta, muitas edificações (prédios e casas) desabaram, soterrando várias pessoas. Pelo menos nove pessoas morreram e 1.126 ficaram feridas, sendo 50 em estado grave, segundo dados divulgados nesta sexta pelas autoridades japonesas.

Equipes de resgate ainda buscavam sobreviventes sob os destroços quando esse novo tremor atingiu o país, mais precisamente a província de Kumamoto, onde cerca de 16 mil casas ficaram sem fornecimento de gás e eletricidade, enquanto o serviço ferroviário de alta velocidade (Shinkansen) foram suspensos em Kyushu (sul do páis), assim como de outras linhas locais.

O terceiro terremoto ocorreu quando o país comemorava o resgate de um bebê de oito meses, que sobreviveu por horas sob os escombros de uma casa. A mãe e a avó também estavam na casa que desabou e precisaram ser socorridas.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se deslocará no sábado à zona do terremoto, onde visitará alguns dos afetados, enquanto o Ministério da Defesa enviou cerca de 1,7 mil soldados das Forças de Autodefesa para ajudar os municípios afetados.

Abe afirmou hoje que o governo e os serviços de resgate “estão fazendo todo o possível e trabalhando contra o relógio para salvar vidas”, em declarações feitas após uma reunião de emergência do Executivo e recolhidas pela rede “NHK”.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Fontes: Portal G1 | NHK News | JMA

 

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Teste de sifilis Foto Stockvault 900x600 15 04 2016 02

Casos de sífilis mais que quadruplica em 10 anos no Japão

Next Article
Terremoto em Kumamoto em 15 04 2016 Foto Kyodo AY3Z

Sobe para 21 o número de mortos nos dois grandes terremotos no sul do Japão

Related Posts