O Governo Metropolitano de Tóquio começou a distribuir uma espécie de “guia regras locais” especialmente para estrangeiros que moram na capital japonesa. Segundo o órgão, “o material tem como finalidade explicar regras, leis e costumes locais de uma forma mais compreensiva para os estrangeiros”.
O governo produziu 30 mil cópias do guia, sendo 25 mil em inglês e 5 mil em japonês. O material foi lançado na semana passada e pode ser retirado de graça em guichês de registro de moradores da cidade. Além disso, o guia está disponível para download no site do Governo Metropolitano de Tóquio.
Antes de produzir o guia, o governo estabeleceu uma equipe especializada. O grupo entrevistou trabalhadores e estudantes estrangeiros para entender quais dificuldades eles enfrentavam como residentes no país.
O guia material mostra por meio de ilustrações como o morador estrangeiro pode conseguir assistências locais, tais como cuidados médicos e serviços técnicos. Há ainda informações sobre os mais variados tipos de exigências burocráticas, cobrança de taxas e suas finalidades. Uma delas, por exemplo, é uma taxa extra cobrada junto ao aluguel de uma residência, tanto casa como apartamento.
Além disso, o guia fornece informações sobre hábitos locais, como o que é o ‘inkan’, um pequeno carimbo que japoneses usam para assinar documentos. Um grande número de residentes estrangeiros não o conhece ou sequer o usa.
O número de estrangeiros residentes em Tóquio tem aumentado significativamente. Um levantamento feito em janeiro mostra que 480 mil vivem na capital japonesa.
O Governo Metropolitano de Tóquio tem planos de produzir futuramente o guia em outros idiomas, como em chinês, coreano e português.
O governo de Tóquio disponibiliza ainda um site exclusivo para os residentes estrangeiros, que podem obter todos os tipos de informações. Para tanto, basta selecionar a área onde reside. Visite o Life in Tokyo – Website to Support Foreign Residents’.
Fonte: Canal NHK World.
Saiba mais
» Japão lista 28 hospitais ‘amigáveis’ para estrangeiros
» Veja 5 situações embaraçosas de brasileiros no Japão e 5 de japoneses no Brasil