A produção industrial do Japão cresceu 2,3% em junho na comparação com maio, uma leitura melhor que a preliminar, que apontava avanço de 1,9%, uma revisão de alta acima dos 2,% estimado por economista, mostraram dados revisados e divulgados pelo governo do país nesta segunda-feira (15), confirmando a melhora do indicador pelo segundo mês consecutivo.
O relatório revisado do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) mostra ainda que os embarques no país também acusaram melhora em relação ao dado preliminar, registrando alta de 1,7% em junho ante maio. Na preliminar, o avanço foi de 1,2%. Já em relação aos estoques, o recuo mensal ficou em 1,5% ante um declínio de 1,4% estimado inicialmente.
Na comparação anual, a produção industrial caiu 1,5% em junho ante o mesmo mês do ano passado. Em junho, a queda anual ficou em 0,4%.
A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.
Com Agência Kyodo
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.