Além da onda de calor, Japão é atingido por forte tempestade tropical

Enquanto tempestade Krosa gera vendavais e fortes chuvas, a onda de calor já causou mais de 100 mortes. Temperaturas superam os 40 graus.
Toquio amanheceu debaixo de fortes chuvas Foto Wataru Sekita AJW
Foto: Arquivo/Kyodo

Ao mesmo tempo em que vem sofrendo com a onda de calor, na qual morreram mais de cem pessoas em um mês, o Japão também está sendo castigado por tufões e tempestade tropical.

A Agência de Meteorologia do Japão (JMA) afirmou hoje (15) que a forte tempestade Krosa atingiu as proximidades de Kure, cidade da província de Hiroshima, no oeste do país. A população foi advertida quanto a chuvas torrenciais, vendavais e mar agitado.

Segundo boletim da JMA, a tempestade vai em direção ao norte a uma velocidade de 30 km por hora, gerando ventos muito fortes.

Vendavais já estão afetando algumas partes das regiões de Shikoku, Chugoku e Kinki.

Precipitações pluviométricas nas 24 horas até o meio-dia de sexta-feira devem alcançar 500 milímetros em Shikoku e Kinki, e 400 em Tokai.

Já o volume total de chuvas pode exceder 1,2 mil milímetros em certas áreas. Há risco de deslizamento de terra nas províncias de Kochi, Ehime, Tokushima e Nara.

A tempestade tropical Krosa também deve levar ventos fortes até o lado banhado pelo Pacífico das regiões oeste e leste do Japão.

Cancelamento de voos

Companhias aéreas no Japão cancelaram 761 voos domésticos que partiriam nesta quinta-feira por causa da forte tempestade. Foi cancelada a maioria dos voos entre o Aeroporto de Haneda e localidades da região oeste do Japão.

As empresas informam que poderão cancelar mais voos, dependendo da evolução da tempestade, e pedem aos viajantes que acompanhem as informações mais atualizadas.

Onda de calor

O ar quente gerado pela forte tempestade tropical fez com que uma onda de calor chegasse até áreas banhadas pelo Mar do Japão, com temperaturas especialmente altas na região de Hokuriku e no nordeste do país.

Em Tainai, cidade da província de Niigata, os termômetros marcaram hoje 40,7 graus Celsius. Já a cidade de Sanjo registrou 40 graus.

Na província de Yamagata, a temperatura chegou a 40,4 graus em Nezugaseki, distrito da cidade de Tsuruoka. Já em Shika, na província de Ishikawa, os termômetros atingiram 40,1 graus.

O país asiático jamais sentiu temperaturas tão altas por tanto tempo, visto que a onda de calor começou em meados de junho e, desde então, já fez cerca de 123 vítimas fatais em praticamente todas as partes do arquipélago.

A JMA prevê que o calor escaldante continuará até o fim de agosto. Mediante isso, tem alertado a população para evitar o sol, pedindo que procurem lugares arejados e que bebam bastante líquido para evitar a desidratação.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência Brasil Internacional | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Naruhito discursa na cerimonia dos 74 anos do fim da Guerra Foto Kyodo

Imperador do Japão expressa remorso por Segunda Guerra Mundial

Next Article
Mostra fotografica Toquio Antes Depois Foto Agencia Brasil

Fotografias e cinema do Japão são atrações na Caixa Cultural do Rio

Related Posts