Além da onda de calor, Japão é atingido por forte tempestade tropical

Enquanto tempestade Krosa gera vendavais e fortes chuvas, a onda de calor já causou mais de 100 mortes. Temperaturas superam os 40 graus.
Toquio amanheceu debaixo de fortes chuvas Foto Wataru Sekita AJW
Foto: Arquivo/Kyodo

Ao mesmo tempo em que vem sofrendo com a onda de calor, na qual morreram mais de cem pessoas em um mês, o Japão também está sendo castigado por tufões e tempestade tropical.

A Agência de Meteorologia do Japão (JMA) afirmou hoje (15) que a forte tempestade Krosa atingiu as proximidades de Kure, cidade da província de Hiroshima, no oeste do país. A população foi advertida quanto a chuvas torrenciais, vendavais e mar agitado.

Segundo boletim da JMA, a tempestade vai em direção ao norte a uma velocidade de 30 km por hora, gerando ventos muito fortes.

Vendavais já estão afetando algumas partes das regiões de Shikoku, Chugoku e Kinki.

Precipitações pluviométricas nas 24 horas até o meio-dia de sexta-feira devem alcançar 500 milímetros em Shikoku e Kinki, e 400 em Tokai.

Já o volume total de chuvas pode exceder 1,2 mil milímetros em certas áreas. Há risco de deslizamento de terra nas províncias de Kochi, Ehime, Tokushima e Nara.

A tempestade tropical Krosa também deve levar ventos fortes até o lado banhado pelo Pacífico das regiões oeste e leste do Japão.

Cancelamento de voos

Companhias aéreas no Japão cancelaram 761 voos domésticos que partiriam nesta quinta-feira por causa da forte tempestade. Foi cancelada a maioria dos voos entre o Aeroporto de Haneda e localidades da região oeste do Japão.

As empresas informam que poderão cancelar mais voos, dependendo da evolução da tempestade, e pedem aos viajantes que acompanhem as informações mais atualizadas.

Onda de calor

O ar quente gerado pela forte tempestade tropical fez com que uma onda de calor chegasse até áreas banhadas pelo Mar do Japão, com temperaturas especialmente altas na região de Hokuriku e no nordeste do país.

Em Tainai, cidade da província de Niigata, os termômetros marcaram hoje 40,7 graus Celsius. Já a cidade de Sanjo registrou 40 graus.

Na província de Yamagata, a temperatura chegou a 40,4 graus em Nezugaseki, distrito da cidade de Tsuruoka. Já em Shika, na província de Ishikawa, os termômetros atingiram 40,1 graus.

O país asiático jamais sentiu temperaturas tão altas por tanto tempo, visto que a onda de calor começou em meados de junho e, desde então, já fez cerca de 123 vítimas fatais em praticamente todas as partes do arquipélago.

A JMA prevê que o calor escaldante continuará até o fim de agosto. Mediante isso, tem alertado a população para evitar o sol, pedindo que procurem lugares arejados e que bebam bastante líquido para evitar a desidratação.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência Brasil Internacional | Kyodo News.

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share