Associação Japonesa de Santos poderá reaver imóvel confiscado na II Guerra

Casarão histórico foi confiscado pelo governo brasileiro logo após o fim da Segunda Guerra.
Sede da Associacao Japonesa de Santos Foto Distribuicao 900x600 min
Sede da Associação Japonesa de Santos (Foto: Distribuição)

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza a devolução definitiva do imóvel da sede da Associação Japonesa de Santos, confiscado após a Segunda Guerra Mundial. Como a proposta já passou pelo Senado Federal, ela segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.

Aprovada na quinta-feira (10), a proposta foi elaborada pelo então deputado Koyu Iha e tramitou no Congresso Nacional desde 1994, sendo retomada por iniciativa do deputado federal João Paulo Papa (PSDB).

A aprovação do projeto contou com esforços dos diretores da Associação, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e também do deputado federal.

História
A Associação Japonesa de Santos é sucessora da antiga Sociedade Japonesa de Santos, cujos primeiros registros datam de 1929 em uma escola mantida para ajudar no ensino dos descendentes de imigrantes. A escola e a antiga entidade funcionavam em um casarão adquirido com o apoio do governo japonês na Rua Paraná, 129, no bairro Vila Mathias.

No início da década de 1940, a eclosão da Segunda Guerra Mundial e as medidas nacionalistas do Estado Novo fizeram com que a Sociedade Japonesa de Santos mudasse seu nome para Sociedade Instrutiva Vila Mathias, para evitar prejuízos ao processo educacional da escola da comunidade nipônica.

O Brasil ingressou na Segunda Guerra Mundial junto aos grupo de países Aliados, que eram adversários do bloco do Eixo, o qual o Japão fez parte. Um decreto federal obrigou os japoneses e outros imigrantes das nações do Eixo a deixar a cidade – considerada área de segurança nacional – em um período de 24 horas. As atividades culturais e educacionais da entidade foram suspensas.

Após o fim da guerra e com uma minúscula quantidade de imigrantes japoneses em Santos, um outro decreto federal dissolveu as sociedades civis de imigrantes dos países do Eixo e transferiu o patrimônio destas entidades ao Governo Federal. Com isso, a Sociedade Japonesa de Santos foi dissolvida, e o casarão onde funcionava a escola na Rua Paraná foi incorporado ao patrimônio do governo brasileiro.

Em 2006, a Secretaria de Patrimônio da União permitiu o uso do imóvel para as atividades da Associação Japonesa de Santos e, em 2008, o casarão foi reinaugurado com a presença do príncipe Naruhito, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa.

Hoje, o espaço recebe eventos, cursos e atividades culturais, além de manter o ensino da língua japonesa em uma escola com mais de 100 alunos.

*Notícia sugerida ao Mundo-Nipo pela Associação Japonesa de Santos.

Total
0
Shares
Previous Article
Militares japoneses e americanos em exercicio conjunto Foto Crestive Commons 900x600 min

Japão decide munir com armas suas tropas no exterior

Next Article
Drone da Docomo com tecnologia LTE Foto Distribuicao Docomo

Japão realiza 1º teste de drone comandado por celular

Related Posts