O Japão recebeu apenas 2.600 viajantes estrangeiros em junho, o que representa uma queda surreal de 99,9% em termos anualizados e marca o terceiro mês consecutivo de fortíssimo descenso de turistas no país em meio à pandemia do novo coronavírus, mostraram dados do governo na quarta-feira (15).
No primeiro semestre de 2020, o número total de turistas estrangeiros caiu 76,3% em relação ao mesmo período do anterior, para cerca de 3,95 milhões, de acordo com o relatório da Agência de Turismo do Japão.
Os dados mostram ainda que o total de visitantes em maio somou 1.700, marcando o número mais baixo desde 1964, quando o governo tornou disponíveis as estatísticas.
Em abril, os números caíram para menos de 3.000, com um total de 2.917 viajantes entrando no país. A maior baixa anterior para visitantes estrangeiros mensais antes de abril foi de 17.543, registrada em fevereiro de 1964.
Descenso de visitantes asiáticos
O número caiu em junho pelo nono mês consecutivo desde outubro, quando houve uma queda significativa de visitantes da Coreia do Sul, uma vez que os laços bilaterais entre Tóquio e Seul deterioraram com a questão do trabalho forçado durante o domínio colonial do Japão na Península Coreana entre 1910 e 1945.
Já os visitantes da China somaram cerca de 300 em junho, ante 880.651 no ano anterior. Os da Coreia do Sul, Estados Unidos e Vietnã caíram para cerca de 100, enquanto havia apenas algumas dezenas de visitantes de outros países, segundo os dados da Agência.
O relatório mostra ainda que havia menos de dez pessoas de Hong Kong, Cingapura, México, Itália e Rússia que visitaram o Japão no mês passado.
Enquanto isso, o número de japoneses que saíram do país em junho recuou 99,3%, para cerca de 10.700, um montante muito menor que 1,52 milhão registrado no mesmo mês de 2019, mas aumentou de 5.539 no mês anterior.
O resultado é consequência, em grande parte, da proibição do Japão à entrada de 129 países e regiões para conter a propagação do vírus, com os viajantes estrangeiros que estiveram em qualquer uma das áreas no prazo de 14 dias após a chegada.
Mas o governo já iniciou discussões com o Vietnã, Tailândia, Austrália e Nova Zelândia para aliviar as restrições de viagens. Em comunicado imitido na sexta-feira passada, o governo afirmou que está procurando manter discussões com países que têm infecções por Covid-19 em declínio e alta demanda por viagens de negócios.
“Sonho” de receber 40 milhões de visitantes
O número de visitantes estrangeiros atingiu o recorde de 31,88 milhões em 2019. O governo pretendia atrair 40 milhões de turistas do exterior este ano, mas viu esse recorde reverter para fortes quedas em razão de vários conflitos com países vizinhos.
A situação agravou substancialmente com a chegada da pandemia do Covid-19, o que obrigou o país a adiar as Olimpíadas de Tóquio para 2021.
Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.
Atualizado em 17/07/2020.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.