Uma tempestade de neve acompanhada por ventos fortes está castigando o norte do Japão, principalmente a ilha de Hokkaido, a primeira região do Japão a receber neve na temporada antes do inverno.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), o clima vai se manter severo até o domingo (17), com ventos de mais de 90 km por hora em várias localidades de Hokkaido.
Desde a quinta-feira, no lado oeste da ilha, que é banhada pelo Mar do Japão, já apresentava forte agitação marítima, com ondas de até 6 metros.
Algumas localidades, principalmente na capital Sapporo, registraram acumulo de aproximadamente 50 centímetros de neve neste sábado (16).
Os serviços ferroviários, incluindo de trem-bala, estão funcionando normalmente, mas há previsão de atrasos no domingo, quando o acumulo de neve deve passar dos 50 centímetros próximo a algumas linhas.
Já os transportes aéreos estão sofrendo com as nevasca e alguns voos tiveram de ser cancelados na sexta-feira e neste sábado, com previsão de novos cancelamentos para o domingo (17).
A JMA também prevê que, neste sábado, ventos fortes atinjam uma velocidade máxima de 82 quilômetros por hora em Tohoku (nordeste) e de 72 quilômetros por hora em Hokuriku.
MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Euronews | The Mainichi.