Atualizado em 20/08/2019
O Ministério da Defesa do Japão aprovou formalmente a compra de 42 caças furtivos F-35B dos Estados Unidos a um custo de cerca de 14 bilhões de ienes (132 milhões de dólares) a unidade, informou neste sábado (17) o Asahi Shimbun.
O governo indicou no final do ano passado que pretendia adquirir a aeronave de decolagem curta e pouso vertical (STOVL, na sigla em inglês), mas nenhuma decisão formal havia sido tomada até agora sobre qual modelo comprar.
A pasta decidiu ontem (16) pela compra das aeronaves F-35B de última geração, cuja fabricação é da companhia norte-americana Lockheed Martin
VEJA TAMBÉM
O Ministério da Defesa recebeu uma proposta do governo dos EUA sobre o F-35B em junho deste ano. Segundo a Lockheed Martin, a aeronave furtiva atende a todas as especificações pretendidas pelo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe.
Os valores orçamentários serão destinados a 18 caças até o final do ano fiscal de 2023. Até o momento, não há planos específicos para o pagamento dos 24 jatos restantes.
Oficiais do Ministério da Defesa explicaram que aeronave do tipo STOVL é capaz de pousar e partir de pistas curtas. Mediante isso, a pasta planeja reequipar dois destroieres da Força de Autodefesa Marítima Japonesa para permitir que a aeronave seja usada nesses navios.
MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: The Asahi Shimbun.