Terremoto de magnitude 4,9 atinge o leste do Japão

Tremor atingiu 4 graus na escala japonesa e foi sentido em mais de 40 áreas em Shizuoka, além de províncias vizinhas e a capital Tóquio.
Terremoto no Japão em 17 11 2019 Foto Reproducao JMA
Foto: Reprodução/JMA

Um terremoto de magnitude 4,9 na escala Richter atingiu a costa leste do Japão, no litoral da província de Shizuoka, na noite deste domingo (hora local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que o tremor não causou risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 20h05 locais deste domingo (08h05 em Brasília), com epicentro registrado próximo à ilha Izu, na costa da província de Shizuoka, a uma profundidade de apenas 10 quilômetros.

O tremor foi sentido mais intensamente em Shimoda, cidade litorânea em shizuoka, onde a JMA registrou intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

Além de Shimoda, o terremoto também foi sentido em mais de 40 localidades em Shizuoka, com intensidade, entre vilarejos e cidades, atingindo intensidades de 1, 2, 3 e 4 graus.

Províncias vizinhas na região de Kanto também sentiram o abalo, incluindo a capital Tóquio, que registrou intensidade máxima de 2 graus na escala japonesa.

A magnitude na escala Richter (4,9) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Mas a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do tremor, incluindo todas as cidades/áreas afetadas.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Vevasca em Obihiro em Hokkaido Foto Mainichi

Tempestade de neve e ventos fortes atingem o norte do Japão

Next Article
Mascotes robôs de Tóquio 2020 Vídeo b 60 Reprodução e Edição mundo nipo.com

Mascotes dos Jogos de Tóquio ganham versão robô

Related Posts