O número de pessoas estrangeiras que visitaram o Japão em 2016 atingiu, pela primeira vez, 24 milhões, o que representa um salto de 22% em relação ao ano anterior, segundo informou o Ministério do Turismo do país, sinalizando que a forte alta foi favorecida pelas escalas de cruzeiros e lançamento de novas rotas aéreas.
Segundo o ministério, foi a primeira vez na história do turismo no país que o número superou a marca dos 20 milhões de turistas estrangeiros por ano.
Os visitantes da China, Coreia do Sul e sudeste asiático foram os que mais aumentaram. Estes números representam um cenário encorajador em relação ao objetivo de 40 milhões de visitantes estrangeiros anuais que o governo japonês se propôs atrair até 2020, quando serão realizados em Tóquio os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
No entanto, o índice de crescimento do turismo internacional – que no ano passado foi de 47% – diminuiu, sobretudo devido ao câmbio desfavorável das moedas estrangeiras frente ao iene e à desaceleração da economia chinesa.
Os fortes terremotos que atingiram em abril a província de Kumamoto, na ilha de Kyushu (sul), também contribuíram para uma diminuição temporária do número de visitantes.
Isso significa que o excelente resultado poderia ser ainda melhor, com estimativa de atingir a marca encorajadora de 26 milhões visitantes ou mais, segundo o ministério.
Com Agência Lusa