Notícias

Produção industrial do Japão mostra padrão estável de crescimento

Foto: Nikkei

A leitura revisada de novembro sinaliza que a produção japonesa teve avanço consistente nos últimos 5 meses.

O crescimento da produção industrial do Japão manteve-se inalterado em novembro de 2016, registrando um avanço consistente e positivo nos últimos cinco meses.

Divulgados ontem (17), dados revisados do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) mostram que a produção japonesa subiu 1,5% em novembro ante outubro, mesmo crescimento apontado na leitura preliminar.

Trata-se do quinto avanço mensal consecutivo, desde julho, quando manteve-se estável em relação ao mês anterior em termos dessazonalizados, após registrar crescimentos inconsistentes nos meses anteriores, isso porque foram intercalados por quedas bruscas ao longo do primeiro semestre de 2016.

Segundo o ministério, essa tendência ascendente tem o iene como fator principal, que vem despencando desde o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos em 8 de novembro, quando o republicano Donald Trump surpreendeu o mundo ao derrotar Hillary Clinton.

Na comparação anual, a produção industrial manteve o mesmo crescimento de 4,6% visto na leitura preliminar de novembro, um resultado bem melhor que o recuo de 1,4% no mês anterior.

Já os estoques da indústria japonesa diminuíram 1,6% na comparação mensal de novembro, minimizando um pouco a leitura de -1,5% no primeiro cálculo. Enquanto isso, os embarques aumentaram 1%, melhor que a alta de 0,9% estimada inicialmente.

produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

Com Agência Kyodo