Vice-presidente dos EUA chega ao Japão

Visita de Pence acontece em meio ao aumento da tensão com a Coreia do Norte.
Mike Pence e Shinzo Abe em Toquio 18 04 2017 Foto Kyodo
Mike Pence é recebido por Shinzo Abe em Tóquio (Foto: POOL / Kyodo)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, chegou nesta terça-feira (18) ao Japão, onde a tensão na região pelos constantes testes com mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte, bem como uma negociação sobre cooperação econômica, serão temas centrais de um programado encontro com o primeiro ministro japonês Shinzo Abe, que será seguido por uma entrevista coletiva ao lado do ministro japonês das Finanças, Taro Aso, segundo a agência de notícias ‘Efe’.

Pence desembarcou em Tóquio após uma escala na Coreia do Sul, onde visitou a zona desmilitarizada próxima da fronteira com a Coreia do Norte, em um momento de aumento da tensão provocado pelo programa nuclear de Pyongyang.

Os recorrentes testes armamentísticios realizados pela Coreia do Norte e a cooperação econômica serão os principais pontos de sua agenda política.

O avião em que viajava Pence, o Air Force Two, aterrissou por volta das 12h30 (horário local, 0h30 de Brasília) na Base Aérea Naval de Atsugi, de onde o vice-presidente americano seguiu para a capital japonesa.

Agenda em Tóquio
Espera-se que a tensão na região pelos constantes testes com armas realizados pela Coreia do Norte – o mais recente foi o lançamento de um míssil, que acabou falhando, no último domingo (16) – seja um dos temas centrais do encontro com Abe, destaca a ‘Efe’.

De acordo com a agência ‘France Presse’, Tóquio espera que as reuniões sirvam para “aprofundar as relações econômica e de segurança” e para coordenar políticas para “a nova fase de ameaça que entrou o desenvolvimento nuclear e de mísseis de Coreia do Norte”, de acordo com declarações feitas pelo ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga.

O ministro das Finanças, por sua vez, disse que tratará com Pence sobre cooperação econômica e a criação de um “quadro que pode servir de modelo para outros países da região”, embora tenha afirmado que o acordo comercial bilateral não estará sobre a mesa, afirmou ao jornal ‘Nikkei’.

Pence chegou ao Japão, após passar três dias na Coreia do Sul. Na capital sul-coreana, Mike Pence apelou aos recentes ataques militares sobre Síria e Afeganistão e, neste sentido, advertiu a Coreia do Norte sobre o perigo de colocar à prova a “determinação” do presidente americano, Donald Trump.

Na quarta-feira (19), Pence está planejando realizar uma visita à base marítima de Yokosuka, de onde Japão e EUA realizaram manobras militares conjuntas e onde está estacionado permanentemente o porta-aviões americano USS Ronald Reagan.

O vice-presidente dos EUA se deslocará novamente para a capital para assistir a um fórum com empresários e posteriormente para base de Atsugi onde prosseguirá com sua excursão pela região, seguindo para Indonésia e Austrália.

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeiras japonesas nas ruas de Tóquio | ©Stockvault

BC do Japão diz que gastos dos consumidores estão ganhando força

Next Article
Dior lanca colecao primavera em nova loja em Ginbza Toquio Foto Toru Hanai

Dior se inspira nas cerejeiras em lançamento de loja em Tóquio

Related Posts