Forte terremoto de magnitude 5,8 atinge o norte do Japão

Uma ampla área na ilha de Hokkaido foi afetada pelo tremor que teve epicentro na costa de Kushiro.
Terremoto atinge litoral leste de Hokkaido Foto JMA Edicao MN
Mapa mostra o epicentro do tremor e as cidades afetadas | Foto: JMA / Edição MN

Um forte terremoto de magnitude 5,8 na escala Richter foi sentido na ilha de Hokkaido, extremo norte do Japão, nesta sexta-feira (18), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de potente, o tremor não ofereceu risco de tsunami.

De acordo com agência, o terremoto ocorreu às 03h42 locais de sexta-feira (15h42 de quinta-feira pelo horário em Brasília), com epicentro registrado no mar, na costa da cidade litorânea Kushiro, a uma profundidade de 50 quilômetros.

Uma ampla área na ilha de Hokkaido foi afetada pelo tremor, que foi sentido principalmente em Nemuro, cidade onde a JMA registrou intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7. A agência adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

A magnitude na escala Richter (5,8) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, a imprensa japonesa não reportou danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Shinji Okazaki Foto WIkimedia Commons Osama Faisal 900x550 min

Japão divulga pré-lista com 27 jogadores para a Copa do Mundo

Next Article
Precos no Japao Imagem Reproducao Youtube Asahi 900x550 min

Crescimento da inflação no Japão segue desacelerando

Related Posts