Japão quer adotar represálias comerciais contra EUA por tarifas de aço

Ao impor a tarifa de 25% sobre as importações de aço, os EUA não isentou o aliado Japão.
Aco bruto Foto Creative Commons july 2017
Foto: Creative Commons

O governo do Japão comunicou à Organização Mundial do Comércio (OMC) que está disposto a adotar medidas de represálias comerciais, medida que ocorre após a decisão dos Estados Unidos de sobretaxar as importações de aço e de alumínio.

No comunicado emitido nesta sexta-feira (18), Japão diz que tem “o direito” de aplicar impostos aduaneiros às mercadorias americanas por um montante de 50 bilhões de ienes (cerca de 340 milhões de dólares), o que equivale ao impacto das tarifas aprovadas pelo governo americano, indicou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Ainda nesta sexta, a União Europeia também decidiu replicar. “A UE notificou à OMC uma lista de produtos americanos sobre os quais poderia aplicar futuramente direitos de importação adicionais”, se a isenção da qual se beneficia até 1º de junho não for mantida, indicou a Comissão Europeia em um comunicado.

Em 8 de março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e 10% sobre as importações de alumínio, isentando temporariamente alguns de seus parceiros como Canadá, México, Brasil, Argentina, Austrália e União Europeia.

Apesar de ser um aliado dos Estados Unidos e dos esforços do primeiro-ministro Shinzo Abe, o Japão não obteve isenção.

Produção global de aço
produção de aço no mundo bateu um novo recorde em março, mesmo com as imposições de barreiras comerciais dos EUA contra a China, segundo dados divulgados no final de abril pela Associação Internacional do Aço.

De acordo com o relatório da associação, a produção global atingiu 148 milhões de toneladas em março, 4% acima do mesmo período de 2017.

A China, que já representa metade da produção mundial, atingiu um volume de 74 milhões de toneladas, 4,5% acima do volume de março de 2017

Já o Japão, o terceiro maior produtor de aço do globo, viu sua produção aumentar em 2,2%. Apesar do significativo crescimento, o país foi ultrapassado pela Índia, que registrou alta de 5,3% e assumiu a segunda posição.

Sozinha, a Ásia passou a produzir mais de 100 milhões de toneladas de aço por mês.

Na Europa, porém, a alta foi de apenas 0,5%, para um total de 15 milhões de toneladas.

Fontes: AFP | NHK | Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Precos no Japao Imagem Reproducao Youtube Asahi 900x550 min

Crescimento da inflação no Japão segue desacelerando

Next Article
Obra de Yayoi Kusama Lemon Squash Foto Divulgacao JPS Montagem Mundo Nipo min

São Paulo recebe mostra de gravuras de artistas japoneses contemporâneos

Related Posts