Presidente do BC do Japão diz que economia está em recuperação moderada

Apesar da visão otimista, Kuroda não descartou a possibilidade em ampliar o estímulo caso riscos prejudicarem sua meta de inflação de 2%.
Haruhiko Kuroda Foto Uichiro Kasai Nikkei
Foto: Arquivo / Uichiro Kasai

Haruhiko Kuroda, presidente do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês, afirmou na quarta-feira (17) que a economia do país está sustentando uma recuperação moderada. Kuroda disse ainda que o BC japonês vai debater a política monetária em neste mês, sinalizando que não vê necessidade iminente de ampliar o estímulo.

Mas Kuroda reiterou a prontidão do banco em adotar suporte monetário se riscos internacionais, como políticas de protecionismo e tensões geopolíticos, prejudicarem a trajetória na direção de alcançar a meta de inflação de 2%.

“Estamos vendo alguma fraqueza nas exportações e produção, mas não há mudanças na visão de que a economia do Japão está crescendo moderadamente”, disse Kuroda a repórteres ao chegar à cidade francesa de Chantilly para encontro dos líderes de Finanças do G7.

A economia global está sustentando o crescimento moderado apesar de vários riscos, enquanto os gastos de capital no Japão permanecem “bastante firmes”, disse ele.

“A diretoria vai debater a política monetária neste mês com base nessa visão”, afirmou Kuroda. “Dito isso, vamos valiar imediatamente medidas adicionais de afrouxamento monetário se a economia perder força para atingir nossa meta de inflação”.

MN – Mundo-Nipo.com
Com informações da Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Incendio em estudio em Kyoto deixa 33 mortos Foto Reproducao Asahi Shimbun

incêndio em estúdio de animação no Japão deixa 33 mortos e 36 feridos

Next Article
Bandeiras das Olimpíadas e do Japão | Foto: Stockvault

Jogos de Tóquio 2020 será o mais rentável da história das Olimpíadas

Related Posts