Do Mundo-Nipo com Agências
A Bolsa de Valores de Tóquio subiu levemente nesta segunda-feira (18), após o término do feriado japonês “Obon”, que havia esvaziado o mercado financeiro do Japão desde a última quarta-feira, data em que iniciou o feriado.
O índice Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na Bolsa de Tóquio, encerrou a sessão com ganhos de 4,26 pontos, ou alta de 0,03%, fixando-se nos 15.322,60 pontos. Trata-se da sexta alta consecutiva, no que se soma 3,7% de ganhos no acumulado desses últimos seis pregões.
Na semana passada, o Nikkei acumulou alta de 3,6%, o maior ganho semanal desde meados de abril. No ano, porém, o índice acumula perda aproximada de 6%.
O resultado nesta sessão foi ajudado pelas altas das ações de empresas de peso como a Chugai Pharmaceutical e a Tokyo Tatemono, conforme destacou o Dow Jones Newswires. O volume de negócios, porém, continuou muito fraco mesmo após o encerramento do feriado, e totalizou apenas 1,55 bilhão de ações, o segundo menor resultado do ano.
“A inatividade de meio de verão está afetando a vitalidade do mercado, embora o feriado de Obon tenha acabado”, disse o estrategista sênior da SMBC Friend Securities, Toshihiko Matsuno, referindo-se a um feriado de três dias que se encerrou na última sexta-feira. Embora a bolsa japonesa tenha operado nesse período, muitos investidores se afastaram dos negócios.
Entre os destaques de hoje em Tóquio, a Chugai Pharmaceutical ajudou a evitar que o Nikkei sucumbisse à realização de lucros, saltando 15% após notícias de que o grupo farmacêutico estaria em conversações com sua controladora, a Roche, para a empresa comprar a participação de 40% que ainda não possui na Chugai. A eventual compra totalizaria cerca de US$ 10 bilhões, mas a Chugai negou a notícia.
Já a empresa do setor imobiliário Tokyo Tatemono subiu 2,9%, após ter sua recomendação elevada pela Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities, de underperform (abaixo da média do mercado) para outperform (acima da média do mercado).
(Com informações das agências Estado e Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.