O novo imperador do Japão, Naruhito, oficializará sua entronização na terça-feira (22) em uma cerimônia no Palácio Imperial, com a participação de cerca de 2.000 convidados locais, além de representantes de mais de 170 países e organizações internacionais.
Porém, o governo teve que adiar o tradicional desfile do novo imperador após cerimônia oficial de entronização. O ato, que é amplamente aguardado pelo povo japonês, foi transferido para 10 de novembro em razão dos estragos causados pelo violento tufão Hagibis.
O governo japonês declarou que é necessário lidar com os grandes danos causados pelo tufão tanto na capital japonesa como em outras regiões afetadas pelo fenômeno.
Autoridades afirmaram que primeiramente vão se concentrar no auxílio e reconstrução das áreas afetadas.
O desfile de carro nas ruas de Tóquio do Imperador Naruhiro e de sua esposa, a Imperatriz Masako, estava programado para acontecer logo após a entronização na terça-feira.
Na cerimônia, o imperador realizará um tradicional discurso, no qual irá declarar sua ascensão ao trono. O governo informa que o evento, bem como quatro banquetes a serem realizados a partir de terça-feira, ocorrerão na data conforme anteriormente planejada.
Já a nova agenda para o desfile, bem como outros detalhes cerimoniais, será divulgado ainda hoje (18), logo após uma reunião extraordinária do Gabinete.
Contudo, o Governo já adiantou que o casal imperial desfilará em um carro conversível ao longo de uma rota de aproximadamente 5 quilômetros, que vai desde o Palácio Imperial até a Residência Imperial Akasaka, em Tóquio, um trecho com cerca de 30 minutos.
Casal desfilará em um novo sedã conversível da Toyota
A Agência Imperial da Casa Civil divulgou no início desse mês o sedã conversível especialmente construído para ser usado pelo Imperador Naruhito e a imperatriz Masako no desfile que marca a entronização oficial.
Entre um conjunto de carros fabricados e apresentados por cinco montadoras do Japão, o governo escolheu o modelo Century da Toyota Motor, “levando em consideração a segurança e o desempenho ambiental, entre outros recursos do modelo”, informou a agência.
O carro tem forro interno, encosto e bancos confeccionados em couro branco, cuja altura e ângulos foram definidos de modo a dar aos espectadores a melhor visão do casal durante o desfile.
Na cor preto brilhante e exibindo o brasão imperial do crisântemo em todos os lados, o carro personalizado também tem um suporte na ponta do capô dianteiro feito especialmente para colocar a bandeira do Império Japonês
Estima-se que o veículo tenha custado mais de 80 milhões de ienes (US$ 750.000), segundo a agência.
MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Kyodo News | NHK News.
? Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão.