Japão adia para novembro desfile do imperador após a entronização

O desfile de um novo imperador é uma tradição amplamente esperada pelos japoneses. Mas os estragos causados pelo tufão adiaram o evento.
Imperador Naruhito desfila após ascender ao trono em maio Foto Toshifumi Kitamura
Imperador Naruhito | Foto: Toshifumi Kitamura

O novo imperador do Japão, Naruhito, oficializará sua entronização na terça-feira (22) em uma cerimônia no Palácio Imperial, com a participação de cerca de 2.000 convidados locais, além de representantes de mais de 170 países e organizações internacionais.

Porém, o governo teve que adiar o tradicional desfile do novo imperador após cerimônia oficial de entronização. O ato, que é amplamente aguardado pelo povo japonês, foi transferido para 10 de novembro em razão dos estragos causados pelo violento tufão Hagibis.

O governo japonês declarou que é necessário lidar com os grandes danos causados pelo tufão tanto na capital japonesa como em outras regiões afetadas pelo fenômeno.

Autoridades afirmaram que primeiramente vão se concentrar no auxílio e reconstrução das áreas afetadas.

O desfile de carro nas ruas de Tóquio do Imperador Naruhiro e de sua esposa, a Imperatriz Masako, estava programado para acontecer logo após a entronização na terça-feira.

Na cerimônia, o imperador realizará um tradicional discurso, no qual irá declarar sua ascensão ao trono. O governo informa que o evento, bem como quatro banquetes a serem realizados a partir de terça-feira, ocorrerão na data conforme anteriormente planejada.

Já a nova agenda para o desfile, bem como outros detalhes cerimoniais, será divulgado ainda hoje (18), logo após uma reunião extraordinária do Gabinete.

Contudo, o Governo já adiantou que o casal imperial desfilará em um carro conversível ao longo de uma rota de aproximadamente 5 quilômetros, que vai desde o Palácio Imperial até a Residência Imperial Akasaka, em Tóquio, um trecho com cerca de 30 minutos.

Casal desfilará em um novo sedã conversível da Toyota

A Agência Imperial da Casa Civil divulgou no início desse mês o sedã conversível especialmente construído para ser usado pelo Imperador Naruhito e a imperatriz Masako no desfile que marca a entronização oficial.

Entre um conjunto de carros fabricados e apresentados por cinco montadoras do Japão, o governo escolheu o modelo Century da Toyota Motor, “levando em consideração a segurança e o desempenho ambiental, entre outros recursos do modelo”, informou a agência.

Conversível da Toyota feito exclusivamente para o desfile do Imperador Naruhito Foto Agencia da Casa Imperial AB2A
Foto | Pool / Agencia da Casa Imperial

O carro tem forro interno, encosto e bancos confeccionados em couro branco, cuja altura e ângulos foram definidos de modo a dar aos espectadores a melhor visão do casal durante o desfile.

Conversível da Toyota feito exclusivamente para o desfile do Imperador Naruhito Foto Agencia da Casa Imperial AB1A
Foto | Pool / Agencia da Casa Imperial

Na cor preto brilhante e exibindo o brasão imperial do crisântemo em todos os lados, o carro personalizado também tem um suporte na ponta do capô dianteiro feito especialmente para colocar a bandeira do Império Japonês

Estima-se que o veículo tenha custado mais de 80 milhões de ienes (US$ 750.000), segundo a agência.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Kyodo News | NHK News.

? Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão.

Total
10
Shares
Previous Article
Toyota Ultra Compact BEC

Toyota revela minicarro elétrico que será lançado nos Jogos de 2020

Next Article
Museu do Cocô em Tóquio Foto Reprodução

Conheça o museu do cocô em Tóquio; único no mundo

Related Posts