19/03/2018 – 08h45 | Atualizado em 20/03/2018
O governo do Japão manteve inalterada sua avaliação sobre a economia, reiterando que o crescimento permanece em um caminho de recuperação gradual, sobretudo, pelos gastos do consumidor e pelo investimento empresarial, de acordo com o relatório econômico mensal relativo ao mês de março e divulgado na última sexta-feira pelo Escritório do Gabinete Japonês.
“A economia do Japão está se recuperando gradualmente”, disse o Escritório do Gabinete, acrescentando que a avaliação ficou inalterada em relação à posição do mês anterior.
Saiba mais
» PIB revisado do Japão cresce 1,6% no 4º trimestre
» Desemprego no Japão cai ao menor nível em quase 25 anos
» Inflação no Japão sobe pelo 13º mês consecutivo
Por outro lado, o governo mudou a redação de sua avaliação para os preços ao consumidor em março para dizer que estão aumentando gradualmente. No mês passado, o governo disse que os preços ao consumidor ficaram estáveis.
Essa avaliação, contudo, não equivale a uma melhora, em parte “porque o aumento é leve e pode ser temporário”, disse um funcionário do Escritório de Gabinete, destacando a dificuldade do banco central do Japão de fazer com que a inflação acelere.
No relatório, o governo manteve sua avaliação de que os gastos do consumidor estão “se recuperando”, já que os gastos com celulares e eletroeletrônicos permanecem firmes.
Enquanto isso, a avaliação para o gasto de capital também permaneceu inalterada, afirmando que está se expandindo gradualmente, à medida que os fabricantes de semicondutores aumentam o investimento e outros fabricantes investem em robôs industriais, mostrou o relatório.
Fontes: Reuters | Valor Online.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.