As grandes fabricantes de automóveis do Japão estão prevendo queda em seus lucros operacionais para o ano fiscal de 2017, que termina em março de 2018. Segundo a emissora pública ‘NHK’, as montadoras japonesas estão sofrendo com o impacto de um iene mais valorizado e uma competição acirrada no mercado americano.
As sete montadoras principais no Japão divulgaram seus relatórios financeiros do ano fiscal de 2016, encerrado em março deste ano. Cinco delas, incluindo Toyota e Mazda, declararam que seus lucros operacionais diminuíram em relação ao ano anterior.
Nos relatórios, as empresas também anunciaram suas perspectivas para o atual ano fiscal. Toyota, Nissan, Honda, Subaru e Suzuki afirmaram que sofrerão queda lucro operacional.
A Toyota, maior montadora do Japão e que este ano perdeu o posto de maior montadora do mundo em volume de vendas, foi a que apontou a pior perspectiva em seu lucro operacional, prevendo que sofrerá redução de 19,8% neste ano fiscal. Além disso, o lucro líquido da Toyota caiu pela primeira vez em cinco anos.
Fonte: Canal NHK World.