Tóquio sobe no ranking das cidades com maior poder de atração global

O índice “Global Power City” avalia o poder das principais cidades do mundo em atrair indivíduos e empresas.
Toquio vista da Ilha de Odaiba Foto Divulgacao Cartao postal 900x600 14 03 2016
Foto: Post Card Tokyo

A cidade de Tóquio subiu uma posição na edição 2016 do Índice “Global Power City” (Poder Global das Cidades, em tradução livre), se classificando na 3ª posição e ultrapassando Paris pela primeira vez, informou nesta quarta-feira (19) a emissora pública ‘NHK’.

Compilado desde 2008 pelo Instituto de Estratégias Urbanas, um grupo privado japonês de pesquisa, o índice avalia o poder de atração das principais cidades do mundo em seis categorias, incluindo economia, interação cultural e acessibilidade, para determinar a potência total de cada uma delas em atrair indivíduos e empresas.

A lista deste ano traz, mais uma vez, a cidade de Londres ocupando o topo, De acordo com o instituto, com Nova York em segundo e Tóquio em terceiro depois de ocupar a quarta posição por oito anos consecutivos, desde que o instituto começou a libertar o índice em 2008.

De acordo com o instituto, a capital do Japão foi impulsionada pelo crescente número de visitantes estrangeiros, um movimento potencializado, em grande parte, pela criação de mais vôos diretos que ligam a cidade a outros destinos internacionais.

Tóquio ultrapassou Paris, que caiu de terceiro para quarto colocado. A queda este ano, segundo o instituto, é por causa de “preocupações generalizadas após a sequência dos ataques terroristas em novembro do ano passado”.

Ao saber o resultado do índice, que foi divulgado ontem (18), a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse a repórteres que “a melhora de posição no índice mostra que “a capital japonesa é uma das principais cidades do mundo em termos de atratividade abrangente”.

Koike também prometeu ajudar Tóquio a continuar o seu desenvolvimento, bem como fazer da cidade um exemplo para o futuro do Japão, de acordo com a ‘NHK’.

Confira abaixo as 10 cidades melhores classificadas:

1º Londres (Reino Unido)
2º Nova York (Estados Unidos)
3º Tóquio (Japão)
4º Paris (França)
5º Singapura (Singapura)
6º Seul (Coreia do Sul)
7º Hong Kong (Hong Kong / Território da China)
8º Amsterdã (Holanda)
9º Berlim (Alemanha)
10º Viena (Áustria)

Total
0
Shares
Previous Article
Sede da Petrobras Foto Stockvault 19102016 900x600 min

Petrobrás vende refinaria no Japão por US$ 129,2 milhões

Next Article
Temer e Abe se reunem em Toquio Foto Reuters

Temer se encontra com imperador e premiê do Japão

Related Posts