Terremoto de magnitude 5,4 sacode o oeste do Japão

O tremor foi sentido em várias províncias da região e atingiu intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa.
Terremoto Imagem Mundo Nipo 900x615 otimizada
©Mundo-Nipo

Um terremoto com magnitude preliminar de 5,4 na escala Richter atingiu o oeste do Japão neste sábado (19), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês, acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 11h48 locais de sábado (00h48 em Brasília), com epicentro registrado ao sul da província de Wakayama, a uma profundidade de 60 quilômetros.

O abalo foi sentindo em uma ampla área da região, principalmente na área do epicentro, além de Mie, Nara e Osaka, onde a intensidade na escala japonesa, que vai até 7, atingiu 4 graus  – a magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Japonesa chorando Foto Stockvault 19112016 900x550 min

Japão registra recorde de homicídios por violência doméstica

Next Article
Pessoas em Shibuya Toquio Foto Kyodo 900x600 atualizado em 12 04 2016

Japão reduz para 10 anos aposentadoria por tempo de contribuição

Related Posts