Uma sobrevivente da bomba atômica em Hiroshima, no oeste do Japão, foi surpreendida ao receber uma carta de agradecimento do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que se tornou o primeiro presidente americano no exercício do poder a visitar Hiroshima, primeira cidade do mundo alvo de um ataque nuclear por tropas americanas em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial.
Antes da visita de Obama à cidade japonesa, em maio, a sobrevivente, Akiko Matsumoto, enviou uma correspondência a Obama por meio da embaixada americana em Tóquio.
No texto que mandou para Obama, a sobrevivente escreveu que “via a visita com bons olhos”. A japonesa também mandou para o presidente dos EUA um livro de poemas do poeta americano Arthur Binard sobre Hiroshima.
Matsumoto recebeu a carta de agradecimento na terça-feira da semana passada e, nesta segunda-feira (19), ela se encontrou com Binard, que vive no Japão. Ela pediu ao escritor para traduzir o conteúdo da correspondência do inglês para o japonês.
Em um trecho da carta, Obama escreveu que “ao passo em que mais pessoas param para compreender o passado e aceitar a compaixão, estou confiante de que teremos um futuro mais brilhante e pacífico”.
A japonesa disse que ficaria feliz se Obama passasse a trabalhar com pessoas que sofreram em consequência das bombas atômicas. Pediu para que ele atue em prol de um mundo sem armas nucleares, mesmo após ele deixar o cardo de presidente dos Estados Unidos, que será assumido pelo recém eleito Donald Trump.
Fonte: NHK News Japan.