Terremoto de magnitude 6,4 atinge a costa leste do Japão

Potente tremor teve epicentro a menos de 50 km da costa da província de Miyagi e registrou intensidade de 4 graus da escala japonesa.
Terremoto atinge costa do Japão 20042020 Foto JMA
Mapa mostra áreas atingidos e epicentro do tremor em Miyagi | Foto: JMA

Um forte terremoto de magnitude 6,4 atingiu a costa leste do Japão na manhã de segunda-feira (noite de domingo no Brasil), informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), acrescentando que não houve risco de tsunami.

O epicentro do tremor foi registrado a 41,7 km no Oceano Pacífico, a menos de 50 km da costa da província de Miyagi, informou o USGS em seu site, de acordo com a Agência AFP.

Já a Agência Meteorológica do Japão (JMA) atribuiu uma magnitude de 6,1 ao abalo sísmico, com profundidade de 50 km, enquanto a intensidade do terremoto no solo atingiu 4 graus (médio) na escala japonesa, que vai até 7.

Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo News, o alerta de tsunami não foi ativado após o terremoto, que ocorreu por volta das 05h30min (17h30min de Brasília).

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo”, um arco de intensa atividade sísmica que se estende do país ao sudeste da Ásia. Mediante o grande índice de tremores sísmicos, a maioria das edificações no Japão que foram construídas a partir dos anos de 1970 são projetadas para aguentar grandes tremores. 

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9,0 gerou um tsunami devastador, que deixou mais de 18 mil mortos e causou um grande acidente nos reatores da usina nuclear de Fukushima Daiichi.

*Veja no site da JMA os dados completos do tremor, incluindo as cidades mais afetadas.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte principal: Japan Meteorological Agency.

Total
1
Shares
Previous Article
Pessoas em Tóquio | ©Kim Kyung

Coronavírus faz Japão elevar estímulo para US$1,1 trilhão

Next Article
Chuva de meteoros Foto Shutterstock 21042020 compressed

Chuva de meteoros pode ser observada nesta madrugada

Related Posts