Terremoto de magnitude 6,1 atinge a costa leste do Japão

O forte tremor foi sentido na cidade de Kamaishi, na província de Iwate.
Terremoto de 6.1 na costa leste do Japao em 20092017 Foto USGS edicao MN
Epicentro ocorreu 281 km a leste da cidade de Kamaishi (Foto: USGS/Edição Mundo-Nipo)

Um potente terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atingiu a costa leste do Japão no início da madrugada de quinta-feira (horário local), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de forte, o tremor não gerou risco de tsunami.

De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu às 16h37 UTC desta quarta-feira (01h37 de quinta-feira no Japão e 13h37 de quarta no horário de Brasília), com epicentro registrado no mar, a cerca de 281 km a leste da cidade de Kamaishi, em Iwate, província localizada na região de Tohoku, nordeste do Japão. O tremor ocorreu a uma profundidade rasa, de apenas 10 km.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a USGS adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas.

Apesar de distante, o sismo foi sentido na cidade de Kamaishi, uma das mais afetadas pelo forte terremoto seguido de tsunami em março de 2011, que devastou o nordeste japonês e provocou um acidente nuclear na usina de Fukushima.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da USGS.

Do Mundo-Nipo

Total
0
Shares
Previous Article
Distrito de Minato em Toquio Foto Divulgacao Post Card 900x600 22 04 2016

Tóquio está entre as cidades mais caras do mundo para alugar imóvel; veja ranking

Next Article
Refugiados rohingya fogem para Bangladesh Foto Reproducao banglanews24

Japão promete US$ 4 milhões em ajuda a Mianmar e Bangladesh

Related Posts