Shinzo Abe é reeleito líder do partido governista do Japão

A reeleição significa que Abe permanecerá mais três anos no comando do governo japonês.
Shinzo Abe | Foto: Arquivo / Marco Garcia/AFR
©Marco Garcia/AFR

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi reeleito presidente Partido Liberal Democrata (PLD), partido governista do país, o que abre o caminho para que permaneça no poder até 2021.

Abe, 63 anos, recebeu 553 de um total de 807 votos, incluindo os votos de 329 dos 405 deputados e senadores do PLD. O ex-ministro da Defesa Shigeru Ishiba recebeu 254 votos.

A reeleição como líder do partido significa de fato a designação de Abe como primeiro-ministro, pois o cargo de chefe de Governo é atribuído automaticamente ao presidente do partido que tem maioria no Parlamento.

Mediante isso, Abe permanecerá mais três anos à frente do país, o que permite a possibilidade de bater o recorde do primeiro-ministro mais longevo até hoje, Taro Katsura, chefe de Governo três vezes entre 1901 e 1913.

O líder da terceira maior economia do planeta se comprometeu a implementar suas promessas eleitorais, como reforçar as infraestruturas que permitam resistir de modo mais eficiente às catástrofes naturais.

Também mencionou a Constituição Pacifista do país, que ele sonha em modificar, uma ambição desde a criação do PLD.

“Quero trabalhar com vocês na reforma da Constituição. A batalha (eleitoral) terminou. Vamos construir um novo Japão, dando as mãos e nos unindo”, disse.

Abe tem vários desafios e os analistas apontam que, sem o grande apoio dos militantes, terá que avançar nas questões econômicas.

“No próximo ano teremos a mudança do imperador, depois a reunião de cúpula do G20 pela primeira vez no Japão e no ano seguinte os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio”, destacou Abe.

Ele espera a repetição da experiência de 1964, quando as Olimpíadas de Tóquio deram um impulso econômico e internacional para o país.

“Vamos vencer o desafio de criar um novo lugar para o Japão, renovando o país”, prometeu.

Além do crescimento econômico, Abe prometeu mais igualdade para as mulheres no mercado de trabalho, medidas a favor da infância (creches, ensino gratuito), dos trabalhadores (melhor ambiente de trabalho), da terceira idade (melhor cobertura e facilidades para permanecer em atividade), tudo isto garantindo o atual sistema de proteção social.

Para financiar estas medidas, Abe se comprometeu com as instituições internacionais a aumentar em outubro de 2019 o impopular imposto sobre o consumo, que passará de 8% a 10%.

Com France Presse

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeiras de Coreia do Sul e Norte Foto Stockvault Free Stock Photos 26 09 18 min

Coreias prometem transformar península coreana em “terra de paz”

Next Article
Emprego no Japao vagas em autopecas Tochigi 24 09 18 min

Emprego no Japão: fábrica de autopeças em Tochigi; aceita casais

Related Posts