A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta sexta-feira (20) e atingiu o 14º pregão consecutivo de ganhos, a maior sequência de valorização em quase 57 anos, informou o jornal financeiro Nikkei.
Ao termino das negociações em Tóquio, o índice Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, registrava elevação de 9,12 pontos, ou alta de 0,04%, aos 21.457,64 pontos, maior valor de fechamento em exatos 21 anos, ou seja, desde outubro de 1996.
Além disso, o 14º ganho seguido representa a maior série de ganhos desde o registrado no período entre dezembro de 1960 e janeiro de 1961, quando a economia do Japão se expandia rapidamente.
Com a valorização de hoje, o índice Nikkei encerra a semana com ganhos acumulados de 1,43%, chegando à sexta valorização semanal consecutiva
Nas últimas semanas, o mercado japonês tem sido favorecido por expectativas de que a coalizão do primeiro-ministro Shinzo Abe tenha uma folgada vitória na eleição parlamentar de domingo (22).
Além disso, o iene se enfraqueceu significativamente ante o dólar durante a madrugada, ajudando a sustentar o Nikkei, após o Senado dos EUA aprovar no fim da noite de ontem uma proposta orçamentária para o próximo ano fiscal, removendo um importante obstáculo para que o governo de Donald Trump avance com planos de reforma tributária no Congresso americano.
Entre as ações que mais se destacaram no mercado acionário em Tóquio estavam as das empresas SUMCO (+3,71%), Dainippon Screen Mfg (+3,00%) e Nippon Suisan Kaisha (+2,73%).
Já o pior desempenho da sessão ficou por conta dos papeis da Mitsui Mining and Smelting (-2,38%), Amada (-2,27%) e da Alps Electric (-2,19%).
Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo | Agência IN. | Jornal Nikkei.
Notícias relacionadas
» Bolsa de Tóquio atinge maior série de ganhos dos últimos 30 anos
» Bolsa de Tóquio sobe e amplia máxima em 21 anos
» Bolsa de Tóquio sobe pela 11º sessão consecutiva
» Bolsa de Tóquio fecha em alta pela 10ª vez seguida
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.