Notícias

Gripe aviária obriga Japão a sacrificar quase um milhão de aves em 1 mês

Foto: Creative Commons

A epidemia que se propaga no Japão desde novembro é a primeira desde a registrada em dezembro de 2014.

Um novo foco de gripe aviária no Japão obrigou o governo do país a ordenar nesta terça-feira (20) o abate de mais 120.000 aves, o que eleva a quase um milhão o total de animais sacrificados desde o final de novembro.

De acordo com o comunicado do Ministério da Agricultura do Japão, a epidemia se ampliou à região meridional de Miyazaki (sudoeste), depois de vários focos detectados primeiro em granjas de Niigata (noroeste) e depois em Hokkaido e Aomori (norte).

Somente no final de novembro, foram abatidos 310.000 frangos em Nigata e 16.500 patos em Aomori após confirmação de que as aves estavam contaminadas pela cepa H5.

O total de aves abatidas por decisão do governo se eleva agora a 972.700 em seis granjas espalhadas pelas quatro províncias citadas.

Também foram registradas 70 mortes de aves selvagens portadoras do mesmo vírus H5N6 em um total de 13 municípios, segundo o ministério.

A epidemia, que se propaga no Japão desde novembro é a primeira constatada desde a registrada em dezembro de 2014/janeiro de 2015.

Atualmente há outros casos no mundo, como na Coreia do Sul, onde na última sexta-feira foi decretado pela primeira vez o nível máximo de alerta.

(Da Agência AFP)