Japão protesta contra novo teste de mísseis da Coreia do Norte

Porta-voz disse que Japão não pode mais tolerar os repetidos atos de provocação de Pyongyang.
Lancamento de misseis da Coreiado Norte Foto AFP B02
Foto: Arquivo/AFP

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico neste domingo (21), a partir de uma área perto de sua capital, Pyongyang, informou o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul (JCS) em comunicado, de acordo com agência de notícias “Kyodo”.

“O Japão protestou fortemente contra a Coreia do Norte pelo lançamento de mísseis, já que Tóquio não pode mais tolerar seus repetidos atos de provocação”, disse o secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva de emergência em Tóquio.

Suga disse que o míssil foi lançado da costa oeste da Coreia do Norte em direção ao Mar do Japão e que, provavelmente, “caiu fora da zona econômica exclusiva do Japão, sem causar danos”.

Ainda de acordo com o porta-voz japonês, o primeiro-ministro Shinzo Abe instruiu as forças de autodefesa do país a estarem preparadas “para possíveis circunstâncias imprevistas”.

O Estado-Maior da Coreia do Sul disse que o míssil foi disparado de uma área próxima a Pukchang, na província de Phyongan, e voou por cerca 500 quilômetros antes de cair no Mar do Japão, disse o órgão sem fornecer mais detalhes.

Logo após o mais recente teste balístico, o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional na Casa Azul presidencial para discutir o lançamento do míssil, disse o gabinete de Moon.

O lançamento ocorre uma semana depois que a Coreia do Norte testou com sucesso um novo tipo míssil de médio porte que, segundo Pyongyang, poderia carregar uma pesada ogiva nuclear.

Especialistas disseram que o projétil voou mais alto e por mais tempo do que qualquer outro míssil previamente testado pelo regime do ditador Kim Jong-un. Esse teste, ocorrido na semana passada, indica que a Coreia do Norte poderia alcançar alvos tão distantes como o Havaí e o Alasca.

(Com Agência Kyodo)

Total
0
Shares
Previous Article
Carro de policia nas ruas de Toquio Foto shibuya246.com 900x600 min

Homem fere 6 pessoas em ataque em parque no Japão

Next Article
Lutadora de 12 anos finaliza rival de 24 em MMA no Japao Foto Reproducao MMA BR

Lutadora de 12 anos finaliza rival de 24 anos em MMA no Japão

Related Posts