Uma das torres do imponente Castelo de Kumamoto, no sudoeste do Japão, entrou em colapso devido às fortes chuvas que têm caído em praticamente todo o arquipélago desde o início de junho, que é considerado o mês das chuvas no país, de acordo com a emissora estatal ‘NHK’.
Autoridades da cidade de Kumamoto informaram que a torre, chamada Mototaiko Yagura, foi encontrada em ruínas por seguranças que faziam a vigilância do local na noite de quarta-feira (20).
Felizmente, ninguém ficou ferido, já que a área ao redor da estrutura é mantida isolada desde a série de terremotos que atingiu a província de Kumamoto em 2016, o que abalou a fundação de pedra do castelo e provocou a inclinação da estrutura da torre de madeira, cuja última restauração ocorreu 2003.
Ainda de acordo com a ‘NHK’, agências meteorológicas informaram que a cidade de Kumamoto registrou mais de 200 milímetros de chuva somente na quarta-feira. Autoridades municipais acreditam que as fortes precipitações colocaram peso extra na torre, fazendo com que a estrutura, que já estava danificada, desequilibrasse e, consequentemente, provocou o desabamento da mesma.
Construído no início do século XVII, o Castelo de Kumamoto, , foi severamente danificado pelos terremotos de 2016. A prefeitura de Kumamoto e o governo central decidiram oficialmente em março um plano de 20 anos para restaurar o icônico castelo.
*Confira vídeo com a reportagem da NHK News World Digital.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.