A Agência da Casa Imperial do Japão anunciou que finalmente foi concluído o registro sobre a vida do imperador Hirohito (1901-1989), também conhecido como Imperador Showa, o 124º imperador do Japão e pai de Akihito, atual imperador do país.
Nesta quinta-feira (21), o chefe da agência, Noriyuki Kazaoka, entregou o registro ao imperador Akihito e a imperatriz Michiko. O imperador atual é o filho mais velho do imperador Showa.
Espera-se que o registro, de 61 volumes e 12 mil páginas, esclareça o reinado do imperador, que durou entre 1926 a 1989, incluindo os anos da Segunda Guerra Mundial.
Segundo informou a estatal japonesa NHK, a Agência da Casa Imperial do Japão levou mais de 24 anos para completar o material que é baseado em cerca de três mil documentos que relatam as atividades diárias do Imperador Showa, incluindo suas agendas políticas e sociais das quais participou ao longo de seu governo, o mais longo entre todos os imperadores japoneses.
A agência planeja tornar público o registro no meio de setembro, e pretende publicá-lo em etapas, durante os próximos cinco anos, a partir do começo de 2015.
Sobre o Imperador Showa
O imperador Hirohito nasceu no dia 29 de abril de 1901 e faleceu no dia 7 de janeiro de 1989. Ele foi o 124º imperador do Japão, de acordo com a ordem tradicional de sucessão, reinando de 25 de dezembro de 1926 até sua morte, aos 87 anos. Hirohito então passou a ser referido pelo seu nome póstumo, Imperador Showa.
Seu reinado foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa.
Enquanto governou, o Japão era uma das maiores potências – a nona maior economia do mundial, o terceiro maior país naval e um dos cinco países permanentes do conselho da Liga das Nações.
Hirohito foi o chefe de Estado sob a limitação da Constituição do Império do Japão, durante a militarização japonesa e envolvimento na Segunda Guerra Mundial. Ele foi o símbolo do novo estado.
Do Mundo-Nipo
Fonte: NHK World Japan