Notícias

Erro de faxineiro faz trem-bala andar com porta aberta a 280 km/h

Shinkansen Hayabusana | Foto: Creative Commons / MIKI Yoshihito

Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente que é considerado raro, uma vez que o trem-bala japonês é famoso pela pontualidade e segurança.

Um trem-bala que partiu de Sendai, no nordeste do Japão, às 10h15 locais desta quarta-feira (21) com destino à Tóquio, no leste do país, andou com uma de suas portas aberta enquanto desenvolvia uma velocidade de 280 quilômetros por hora, informou a companhia East Japan Railway (JR East), operadora da linha Shinkansen na região, afirmando que, felizmente, nenhum passageiro ficou ferido.

O problema foi causado por um faxineiro que esqueceu de fechar o dispositivo do vagão que abre e fecha as portas manualmente, disse a operadora.

O incidente, que ocorreu pela manhã e durou 40 segundos, é uma ocorrência rara para um trem-bala japonês, que é mundialmente conhecido por sua segurança e pontualidade.

O condutor do Shinkansen Hayabusa nº 46 fez uma parada de emergência dentro de um túnel em Shibata, na província de Miyagi, após o sistema de segurança alertar que a porta do nono vagão estava aberta.

O trem retomou sua jornada 15 minutos depois da realização da checagem de segurança e, consequentemente, o fechamento da porta “problemática”.

A tripulação não notou o erro do faxineiro depois de o trem ter partido de Sendai às 10h15. A companhia supõe que a porta abriu enquanto o trem andava, uma vez que estava sem a trava manual.

Cerca de 340 passageiros estavam a bordo do trem e, felizmente, ninguém estava perto da porta que abriu.

O trem-bala chegou ao seu destino final com 19 minutos de atraso. O problema atrasou sete linhas shinkansen em até 28 minutos, afetando cerca de 3.300 passageiros.

O Ministério do Transporte instou a JR East, que inicialmente disse que a porta estava fechada, para evitar outro incidente similar.

Da Kyodo News / Tradução e Edição Mundo-Nipo.com (MN).
©Todos os direitos reservados.