Erro de faxineiro faz trem-bala andar com porta aberta a 280 km/h

Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente que é considerado raro, uma vez que o trem-bala japonês é famoso pela pontualidade e segurança.
Shinkansen Hayabusana na estacao Shin Hakodate Hokuto Foto MIKI Yoshihito Creative Commons
Shinkansen Hayabusana | Foto: Creative Commons / MIKI Yoshihito

Um trem-bala que partiu de Sendai, no nordeste do Japão, às 10h15 locais desta quarta-feira (21) com destino à Tóquio, no leste do país, andou com uma de suas portas aberta enquanto desenvolvia uma velocidade de 280 quilômetros por hora, informou a companhia East Japan Railway (JR East), operadora da linha Shinkansen na região, afirmando que, felizmente, nenhum passageiro ficou ferido.

O problema foi causado por um faxineiro que esqueceu de fechar o dispositivo do vagão que abre e fecha as portas manualmente, disse a operadora.

O incidente, que ocorreu pela manhã e durou 40 segundos, é uma ocorrência rara para um trem-bala japonês, que é mundialmente conhecido por sua segurança e pontualidade.

O condutor do Shinkansen Hayabusa nº 46 fez uma parada de emergência dentro de um túnel em Shibata, na província de Miyagi, após o sistema de segurança alertar que a porta do nono vagão estava aberta.

O trem retomou sua jornada 15 minutos depois da realização da checagem de segurança e, consequentemente, o fechamento da porta “problemática”.

A tripulação não notou o erro do faxineiro depois de o trem ter partido de Sendai às 10h15. A companhia supõe que a porta abriu enquanto o trem andava, uma vez que estava sem a trava manual.

Cerca de 340 passageiros estavam a bordo do trem e, felizmente, ninguém estava perto da porta que abriu.

O trem-bala chegou ao seu destino final com 19 minutos de atraso. O problema atrasou sete linhas shinkansen em até 28 minutos, afetando cerca de 3.300 passageiros.

O Ministério do Transporte instou a JR East, que inicialmente disse que a porta estava fechada, para evitar outro incidente similar.

Da Kyodo News / Tradução e Edição Mundo-Nipo.com (MN).
©Todos os direitos reservados.

Total
0
Shares
Previous Article
Setor de imigracao no Japao Kyodo 21 08 19

Mais de 800 estrangeiros tiveram o visto cancelado no Japão em 2018

Next Article
Maratona aquatica na Baia de Toquio Foto Getty Images 080819

Alto nível de bactéria nas águas da Baía de Tóquio preocupa comitê olímpico

Related Posts