Dólar fecha em forte queda após decisões do BC dos EUA e do Japão

O dólar recuou mais de 1,5% e acumula queda de 1,73% na semana.
Dolar Foto Aflo Images YA15 12 2015 900x.570 otimizada
©Aflo Images

O dólar fechou em forte queda ante o real nesta quarta-feira (21), influenciado pelas decisões dos bancos centrais dos Estados Unidos e do Japão, o que reduziu a aversão ao risco no mercado global.

A moeda norte-americana caiu 1,52%, cotada a US$ 3,2114 na venda, menor patamar desde 8 de setembro (3,2104 reais). Na mínima da sessão, o dólar chegou a R$ 3,208, já após a decisão do Fed.

Na véspera, o dólar tinha caído 0,53%.  Com o resultado de hoje, a moeda americana acumula queda de 1,73% na semana. No mês, tem baixa de 0,55% e, no ano, desvalorização de 18,66% ante o real.

Nesta tarde, o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) anunciou que manteve a taxa de juros no país na faixa entre 0,25% e 0,5%, como amplamente esperado, mas as autoridades reduziram o número de altas de juros que esperam neste ano de duas para uma, de acordo com a projeção divulgada com o comunicado.

“O Fed deu a impressão de que está cada vez mais distante um aumento dos juros. E o dólar só tinha o Fed para segurar as cotações”, disse o economista de uma corretora nacional à agência Reuters.

Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em outros países onde o rendimento é maior, como é o caso do Brasil.

A trajetória de baixa da moeda norte-americana nesta sessão também foi influenciada pela decisão do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), que adotou como foco a taxa de juros de títulos do governo, buscando alcançar sua meta de inflação.

Em uma tentativa de acalmar o nervosismo do mercado, o Banco do Japão manteve a taxa de juros negativa em 0,1% que aplica a reservas excessivas que as instituições financeiras deixam no banco central e informou que continuará comprando títulos do governo no ritmo atual por enquanto.

Atuação do Banco Central brasileiro
O Banco Central atuou no mercado de câmbio nesta quarta-feira. Como nas últimas sessões, o BC ofertou 5.000 contratos de swap cambial reverso (equivalentes à compra futura de dólares). Todos foram vendidos.

Fontes: Agência Reuters | UOL Economia.

Total
0
Shares
Previous Article
Banco do Japao Foto Aflo Images AWY3475785 900 550 29012016

BC do Japão anuncia reforma na política monetária

Next Article
Fenomeno Kouyou em Kyoto Foto Getty 900x600 min

O belíssimo Outono no Japão

Related Posts