Japão envia especialistas ao México para ajudar em resgates

Japão mandou 70 membros da Agência Nacional de Polícia e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional.
Equipe japonesa de especialistas em resgate internacional Foto WSJ
Equipe japonesa de especialistas em resgate internacional (Foto: Arquivo/WSJ)

O governo do Japão enviou ao México uma equipe de especialistas em desastres naturais para colaborar nos trabalhos de busca e resgate das vítimas do terremoto ocorrido na última terça-feira, cuja potência derrubou várias construções e matou pelo menos 225 pessoas, informou nesta quinta-feira (21) a emissora pública ‘NHK’.

Formada por 70 membros da Agência Nacional de Polícia e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, a equipe partiu na tarde de quinta-feira, hora local, de um aeroporto fora de Tóquio.

Em comunicado, o embaixador do México, Carlos Almada, agradeceu a assistência do Japão, ressaltando que “os dois países têm uma longa história de ajuda mútua”.

O líder da equipe, Toshihide Kawasaki, disse que o tempo é determinante nesse tipo de operação. “Quando chegarmos ao México, 48 horas terão decorrido desde o terremoto”, afirmou ele à ‘NHK’, acrescentando que a equipe fará o melhor para encontrar o maior número possível de sobreviventes, bem como ajudar na remoção de destroços e recolhimento de corpos.

Ainda de acordo com Kawasaki, a equipe está programada para ficar no México por cerca de 10 dias.

A equipe está acostumada a enfrentar esse tipo de situação, já que o Japão sofre terremotos diariamente porque está localizado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo. Mediante isso, o país prima na formação de profissionais especializados em desastres naturais, além de possuir uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria