Imperatriz do Japão faz 83 anos com esperança de paz após abdicação

Michiko disse que está aliviada em saber que Akihito finalmente descansará após abdicação.
Imperatriz Michiko Foto Pool Zimbio 900x550 min
Imperatriz Michiko (Foto: Arquivo / Poo l/ Zimbio)

A imperatriz Michiko do Japão completou 83 anos na sexta-feira (20) com pensamentos voltados à ao bem-estar de seu marido, o imperador Akihito. Ela aproveitou a ocasião para expressar alívio em ter a certeza de que Akihito finalmente aproveitará momentos de paz depois de abdicar ao Trono do Crisântemo.

“Sua Majestade [Akihito], depois de se dedicar por tantos anos no papel do Imperador símbolo do Estado [do Japão], agora, em seus anos avançados, poderá passar alguns dias de calmaria e silêncio”, disse Michiko em sua resposta escrita às perguntas da mídia nacional dias antes de seu aniversário.

“A perspectiva [da abdicação] me dá uma sensação incomensurável de alívio”, disse.

De acordo com fontes governamentais citadas pelo jornal ‘The Asahi Shimbun’, o imperador, de 83 anos, deverá abdicar em 31 de março de 2019, último dia do ano fiscal japonês de 1918.

Nas declarações à imprensa, Michiko também abordou as recentes visitas do casal imperial a várias localidades do país neste ano.

“Minhas viagens dentro do Japão este ano foram mais afetadas pelo pensamento de que poderia ser a última vez que eu estava visitando aqueles lugares com Sua Majestade [Akihito] em caráter oficial”, contou a imperatriz em referência à futura abdicação do imperador.

“(…) a beleza de cada lugar me atingiu mais profundamente do que quando viajei pelo país [antes da questão da abdicação], confessou ela.

Michiko também mencionou os árduos esforços dos sobreviventes de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki em relação ao Prêmio Nobel da Paz deste ano concedido à Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (ICAN).

Confira na íntegra a declaração da Imperatriz Michiko aos meios de comunicação por ocasião do seu 83º aniversário, fornecido pela Agência Imperial da Casa (em inglês).

Do Mundo-Nipo
Fonte: Asahi Shimbun.

» Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão
Total
0
Shares
Previous Article
Masayoshi Son Foto Reproducao CNN

CEO do SoftBank promete investir 100 trilhões de ienes em tecnologia

Next Article
Calcao jeans invisivel Foto Reproducao

Japão lança moda de calça jeans 'invisível'

Related Posts