PIB do Japão deve crescer em 0,8% com acordo comercial com EUA

A estimativa é de que o acordo com os EUA contribua com cerca de 4 trilhões de ienes (US$ 36,81 bilhões) para a economia japonesa.
Navio cargueiro no porto de Tóquio | ©Aflo Images
©Aflo Images

O acordo comercial alcançado entre o Japão e os Estados Unidos deve impulsionar a economia japonesa em cerca de 0,8% dentro de 10 a 20 anos, quando os benefícios tiverem efeito completo, disse o governo do país na sexta-feira.

A estimativa é de que o acordo com os EUA contribua com cerca de 4 trilhões de ienes (US$ 36,81 bilhões) para o Produto Interno Bruto do Japão, com base em seu PIB fiscal de 2018, e o pacto criará cerca de 280 mil empregos no Japão, afirmou.

Os Estados Unidos e o Japão assinaram um acordo comercial limitado que reduz as tarifas sobre produtos agrícolas dos EUA, ferramentas de máquinas japonesas e outros produtos, enquanto evita ainda mais a ameaça de impostos mais altos sobre automóveis dos EUA.

A estimativa ainda é provisória e se baseia na premissa de que os Estados Unidos eliminarão suas tarifas sobre automóveis e autopeças japonesas, informou o governo.

O Japão disse que as tarifas dos EUA sobre carros e peças de automóveis japoneses serão eliminadas por meio de novas negociações, mas não foi definido um prazo.

O documento do pacto, escrito em inglês, dizia: “Os direitos aduaneiros sobre automóveis e autopeças estarão sujeitos a negociações adicionais em relação à eliminação dos direitos aduaneiros”.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse ter recebido garantias do presidente americano Donald Trump de que os Estados Unidos não vão impor tarifas de segurança nacional anteriormente ameaçadas sobre as importações de carros japoneses.

Se os EUA impusessem tarifas de 25% sobre automóveis e autopeças japonesas, o Japão pagaria cerca de 1,9421 trilhão de ienes em impostos alfandegários, mostrou a estimativa.

Parceria Transpacífico

Trump retirou os Estados Unidos da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) quando assumiu o cargo em 2017, dizendo que o pacto comercial roubaria empregos e investimentos dos cidadãos americanos.

Anteriormente, o governo japonês estimava que o TPP formado por doze países, incluindo os Estados Unidos, aumentaria o PIB do Japão em 2,6% e o TPP de 11 paíse,s após a saída de Washington, aumentaria a economia em 1,5%.

Da Agência Reuters / Tradução e edição do Mundo-Nipo.com (MN).

Total
0
Shares
Previous Article
Jair Bolsonaro Foto Reprodução Reuters 21102019

Bolsonaro chega ao Japão para cerimônia imperial e reunião com empresários

Next Article
Polícia Metropolitana de Tóquio Foto Reprodução Asahi

Tóquio em alerta máximo com VIPs na cerimônia do imperador do Japão

Related Posts