Mesmo preso, Ghosn é mantido na presidência da Renault

A Renault nomeou dois executivos para o “comando provisório” da companhia enquanto Ghosn estiver preso.
Carlos Ghosn Foto Auto Plus min
Carlos Ghosn | Foto: Arquivo/Auto Plus

O grupo francês Renault decidiu manter o brasileiro Carlos Ghosn como presidente da empresa e nomeou, nesta terça-feira, dois executivos para assumirem provisoriamente o comando da companhia. Isso porque Ghosn está “temporariamente impedido” de assumir o seu cargo porque foi preso no Japão por evasão fiscal e uso de dinheiro da Aliança Renault-Nissan para fins pessoais.

Reunido em caráter de urgência, o conselho de administração do conglomerado decidiu que o conselheiro Philippe Lagayette assuma de forma interina as suas reuniões e que o até agora diretor-geral adjunto Thierry Bolloré fique com as principais responsabilidades executivas de Ghosn.

“Ghosn, temporariamente impedido, continua a ser presidente diretor-geral”, informou o conselho em comunicado.

O conselho lembrou que as medidas adotadas são “provisórias” e têm o objetivo de “preservar os interesses do grupo e garantir a continuidade das suas atividades operacionais”.

Os administradores da Renault pediram à Nissan que, com base nos “princípios de transparência, confiança e respeito mútuo da Aliança, lhe transmita o conjunto de informações em sua posse dentro das investigações internas das quais Ghosn é objeto”.

Enquanto o horizonte judicial de Ghosn não se define, o conselho “se reunirá regularmente” sob a presidência de Lagayette para assegurar a continuidade da aliança com Nissan e Mitsubishi, algo que tinha sido colocado em dúvida por causa da explosão do escândalo.

“O conselho compartilha o apoio dado pela direção da Nissan ao desenvolvimento da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que continua sendo a prioridade do grupo”, afirma a nota.

A solução adotada pela Renault é parecida com a pedida hoje pelo ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, que disse que Ghosn “não está em posição” de continuar à frente do grupo, mas que ainda não pode ser cassado por ter direito à presunção de inocência.

Salário de Ghosn na Renault
Em 2016, acionistas da Renault, que até então tinha uma visão puramente consultiva sobre a remuneração do CEO Carlos Ghosn, aprovaram um salário de 7,06 milhões de euros (cerca de 32,9 milhões de reais) para o executivo brasileiro. Desde então, essa média tem sido mantida. Porém, o valor foi reduzido em 2,6% em relação ao ano anterior.

Ghosn ainda recebe salários como diretor-executivo da Nissan e como CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Mundo-Nipo
Fontes: Agência EFE | Portal francês Auto Plus.

Total
0
Shares
Previous Article
Jogadores do Japao agradece o publicom em Toyota apos goleada The Mainichi min

Japão aplica bela goleada em último amistoso do ano

Next Article
Trabalhadores no Japao Foto Kyodo Bloomberg 12 2016

Japão quer elevar de 65 para 70 anos a idade de aposentadoria

Related Posts