Japão consegue reduzir emissão de gases pela primeira vez em 5 anos

Os esforços da população e das empresas para economizar energia foram determinantes para a redução dos gases do efeito estufa.
Torre Tokyo Sky Tree em Toquio Foto Divulgacao Post Card 900x600 22 04 2016
©Post Card Tokyo

O governo japonês informou que as emissões de gases do efeito estufa reduziram significativamente no Japão durante o ano fiscal de 2014, o que representa a primeira redução em 5 anos desses gases nocivos e que são os principais responsáveis pelo aquecimento global.

Em um relatório divulgado na última quarta-feira, o Ministério do Meio Ambiente informou que o Japão lançou 1,364 bilhão de toneladas desses gases durante o ano que terminou em março do ano passado, de acordo com o NHK News, canal online da emissora estatal NHK.

O número representa uma queda de 3,1% em comparação com o total de emissões observadas no ano fiscal de 2013. Trata-se da primeira redução desde a recessão econômica no fiscal de 2009, na sequência da quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, o que provocou uma crise financeira global, explicou a emissora japonesa.

Segundo o ministério, os esforços da população e das empresas para economizar energia foram os principais contribuintes para a redução desses poluentes. Outro fator que tem colaborado com essa importante redução é o crescente uso de energia renováveis após o acidente nuclear no complexo atômico de Fukushima, em março de 2011.

No mês passado, o governo japonês preparou um plano de longo prazo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 80% até 2050. O plano foi elaborado em resposta a um acordo alcançado na conferência sobre mudanças climáticas da ONU em dezembro passado, em Paris, no qual 195 países participaram e aprovaram o acordo histórico.

A ministra japonesa do Meio Ambiente, Tamayo Marukawa, disse ontem que “o Japão está determinado e continuará trabalhando para reduzir os gases do efeito estufa”, segundo a NHK.

Comumente, os estudos sobre gases poluentes em um país levam cerca de dois anos de análise até ser concluído. Mediante a isso, os dados do Japão referentes ao ano fiscal de 2015 serão publicados somente em abril de 2017, enquanto a conclusão em relação a emissão de gases no ano fiscal vigente, ou seja, de 2016, será divulgada no primeiro mês do ano fiscal de 2018, conforme explicou a Kyodo News.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes principais: NHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Apple corta precos de iPhones no Japao Imagem Montagem Mundo Nipo 01

Apple reduz preços de todos os iPhones no Japão

Next Article
Instalacoes da Mitusbishi em Aichi Foto Kyodo 900x600 22 04 2016

Mitsubishi poderia 'recomprar' todos os 625 mil veículos fraudados, diz ministro

Related Posts