PIB revisado do Japão cresce bem menos que o esperado no 1º trimestre

A revisão registrou menos da metade do crescimento na leitura preliminar.
Pessoas em um centro comercial emToquio Foto Kyodo 900x600 00 02 2016 02

A economia do Japão expandiu 1% no primeiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2016, um número bem abaixo da leitura preliminar de crescimento de 2,2%, mostraram dados do governo, sinalizando que a fraqueza do consumo privado –mesmo mostrando recentes sinais de melhora– segue prejudicando o crescimento da terceira maior economia do mundo.

Divulgados nesta quinta-feira pelo Escritório do Gabinete Japonês, os dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) ficaram abaixo da previsão mediana de economistas consultados pela agência de notícias ‘Reuters’, que estimavam crescimento de 2,4% no trimestre de janeiro a março de 2017.

De acordo com a ‘Reuters’, a cifra equivale a um crescimento em termos reais ajustados pela variação dos preços de 0,3% na comparação trimestral, contra uma leitura preliminar de um aumento de 0,5% e estimativa mediana de uma expansão de 0,6%.

Contudo, apesar da revisão mostrar menos da metade do crescimento registrado na leitura preliminar, a economia japonesa expandiu pelo quinto trimestre consecutivo, liderada por exportações sólidas e um maior otimismo das empresas, destacou a agência ‘Kyodo’.

Durante a divulgação dos dados, um funcionário do Escritório do Gabinete Japonês salientou que se trata da maior sequência de crescimento trimestral em uma década, conforme noticiou a agência japonesa.

Fontes: Agência Reuters | Agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Yasunori Kagoike20170303 Foto Kyodo

Ex-presidente da Moritomo nega fraude em escolas japonesas

Next Article
CIberataque 23062017 Foto Stockvault

Honda suspende produção em unidade no Japão após ciberataque

Related Posts