A produção de aço bruto do Japão cresceu 0,5% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando o 4º aumento consecutivo, o que representa a série mais longa de alta após emplacar uma série histórica de dezenove declínios seguidos até março passado, informou a Federação de Ferro e Aço do Japão em seu relatório mensal.
Divulgado na segunda-feira (22), o relatório mostra que o país produziu 8,89 milhões de toneladas de aço bruto no sétimo mês de 2016. Na comparação com junho, houve crescimento de 1,3%.
A expansão ocorre apesar de uma série de sinais econômicos fracos que levantaram dúvidas sobre os esforços do governo japonês em retomar o crescimento do país e encerrar décadas de deflação.
O humor do setor manufatureiro do Japão em agosto caiu ao menor nível desde 2013, ano em que o banco central do país embarcou em uma agressiva campanha de afrouxamento monetário para combater a estagnação da economia.
“Os ganhos no setor siderúrgico foram limitados uma vez que a demanda doméstica por veículos e construção não melhorou muito”, disse um pesquisador da Federação de Ferro e Aço do Japão. Ele citou que a produção de laminados a quente caiu pelo 21º mês consecutivo em julho.
“As exportações foram sólidas (…) graças a uma recuperação nos preços internacionais, mas autoridades da indústria do Japão estão preocupadas que a recente alta do iene possa pesar sobre as vendas externas mais adiante neste ano”, acrescentou.
Com informações da Agência Reuters.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.